O evangelho

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

Evangelho, Boas Novas ou Boas Notícias, é como chamamos a mensagem que anuncia a vida e obra de Jesus Cristo, aquele de quem falaram as Escrituras, em histórias e profecias. São Boas Notícias porque falam de amor, não de ódio; de doação, não de cobrança; são dirigidas a todos, não a alguns apenas; exige fé, o que é possível a todos, independente de poder aquisitivo, capacidade intelectual, raça, gênero ou faixa etária; propõe vida eterna em lugar de morte. Este verso é a síntese do Evangelho de Jesus. Ele fala sobre quem Jesus é, porque existiu e o que veio fazer entre nós. Podemos ter uma boa ideia do que é o Evangelho, mas ele só pode ser conhecido pelo lado de dentro. É preciso incluir-se. É preciso dizer: isso tem a ver comigo.

A razão do Evangelho é o fato de sermos pecadores. Isto significa que perdemos o rumo, literalmente! A palavra pecado significa errar o alvo. Deus nos criou para seguir numa direção e quase sempre vamos em outra. Os valores e princípios que deveriam orientar nossa vida são persistentemente ignorados, substituídos por outros. Nos concentramos e ansiamos por coisas que não são o que deveriam ter prioridade em nossa vida. O resultado tem sido um profundo vazio na alma. A vida fica pobre, a alegria é fugaz, a proximidade da morte assusta. Mas Deus nos amou tanto que nos deu Jesus. O Evangelho anuncia isso.

Jesus veio a nós e ensinou o amor como dom supremo, a atitude de servo como a mais elevada, a humildade como padrão de conduta e a comunhão e obediência ao Pai como o que dá sentido à vida. Nos disse para não temermos a morte, não colocarmos o coração nas coisas materiais, perdoarmos os inimigos e buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus. Disse que podemos ser livres, se Ele nos libertar. Mas somente como participantes do Evangelho todas essas coisas farão sentido e poderão ser vividas. O Evangelho está em andamento. Mas só percebe quem faz parte dele.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui