O evangelho e os evangelhos

“Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.8)

O que é ou qual é o evangelho de Cristo? Se alguém visitar dez igrejas ao longo de um mês e anotar as principais ideias ensinadas durante a pregação do pastor ou do padre, dependendo de onde foi, terá a certeza de ter ouvido dez evangelhos diferentes. Isso em se tratando de igrejas cristãs! Há ainda outras propostas religiosas onde a Bíblia é usada como livro texto, mas que muitos discordariam de chama-las de cristãs. Muitos acreditam que a mensagem da Bíblia é indecifrável ou, na melhor das hipóteses, dúbia. Sendo valido todo tipo de interpretação! Mas isso não é verdade.

Há um Evangelho, uma boa nova, uma notícia boa (que é o que significa a palavra “evangelho”) nas Escrituras e Paulo diz que é nela que devemos crer e em nenhuma outra. O Evangelho de Jesus tem sido deturpado de muitas formas e tem sido misturado a muitas coisas. O resultado são evangelhos diferentes do Evangelho. Evangelhos que produzem religiosos, crentes em superstições e apegados a tradições e ilusões; evangelhos que não têm o poder de renovar a alma e fazer nascer uma nova pessoa. Produzem apenas pessoas que dependem de que tudo dê certo para que estejam bem e confiem em Deus.

O Evangelho da Graça de Cristo é outro e é único. Ele produz filhos de Deus cuja certeza dessa filiação lhes vem do Espírito Santo. São tipos de gente que estão aprendendo a obedecer a Deus e a servir aos semelhantes. Gente habitada por gratidão e seguras de que são amadas. Que, embora ainda frágeis, já entenderam que o lugar mais alto é o lugar mais baixo; que ser o primeiro é ser o último; que ao mal se paga com o bem e que ao inimigo se deve amar. Nesse Evangelho Jesus é tudo e é suficiente. E nem um anjo do céu tem autoridade para mudar isso!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui