Como sempre dissemos, o município de Teixeira de Freitas foi vítima de uma tirania que se escondeu atrás da batina para fazer todo tipo de falcatrua administrativa. Não somente o ex-gestor deveria ser punido, mas, todos os responsáveis com participação nos desmandos. Mas, agora, a pergunta que não quer calar é: existe legalidade para o estado de emergência decretado pelo atual prefeito? Mesmo não tendo havido nenhuma catástrofe? O prefeito deve uma explicação! Ou não?!
Estado de emergência:
Quem decreta o estado de emergência são os órgãos de monitoramento meteorológico e da Defesa Civil em caso de grandes desastres ecológicos, como temporais de arrasar, incêndios em áreas de grande extensão e rompimentos de barragens. Decretado o estado de emergência, o município ou Estado pode pedir recursos ao Governo Federal para reparar os estragos, assim como comprar sem licitação. Diante destes pressupostos, conclui-se que a decretação do estado de emergência, em Teixeira de Freitas, não foi pertinente. Cabe ao Ministério Público atuar para evitar desmandos. A imprensa poderá ter um papel fundamental neste monitoramento, mantendo a população informada por meio de uma atuação investigativa.
O silêncio não comete erros!
É prudente lembrar sempre que “o silêncio não comete erros, somente a palavra os comete”. Salomão, um dos homens mais sábios da humanidade, nos ensina em “Provérbios”: “A palavra tem poder sobre a vida e sobre a morte, e quem a plantar colherá do seu fruto”. Baseado nestes ensinamentos, o político deveria falar menos e ouvir mais. Entretanto, com frequência, isso não ocorre devido, principalmente, à vaidade, que é o principal combustível do político. Porém, este, deve ser prudente ao falar e cauteloso com seus rivais, para evitar que suas estratégias sejam descobertas!
A função da imprensa
A função principal da imprensa é informar com imparcialidade, dando direito ao contraditório. A imprensa investigativa tem um papel fundamental nos chamados furos de reportagem, com os quais conseguem mais Ibope. Indiscutivelmente a televisão e o rádio tem uma audiência maior, porém a imprensa escrita – seja jornais, revistas e a internet através dos sites e redes sociais – vem conseguindo um público formador de opinião cada vez mais cativo. Temos que ressaltar, que as redes sociais, vêm conseguindo revolucionar a comunicação. O facebook por exemplo, é a rede com o maior número de participantes do mundo.
Na Bahia o PMDB ficou mais forte?
A nível nacional o PMDB ficou mais forte com as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado, além de já deter a vice-presidência da República. O que importa saber para a Bahia é se o PMDB aumentou a musculatura para disputar o governo de Estado. O nome mais forte do partido é o do ex-ministro Gedel Vieira Lima, que hoje ocupa um cargo de segundo escalão na Caixa Econômica Federal. Existe um acordo formalizado com ACM Neto no sentido de receber o apoio para Governador. O que resta saber é se Gedel consegue unir a oposição em torno do seu nome?
A ética está em risco
A eleição de Renan Calheiros para o cargo de presidente do Senado Federal, mesmo tendo sido denunciado no Supremo pelo procurador-geral da República por envolvimento em desvio de dinheiro público tem causado muitos comentários, dentre eles, que faltam vergonha e ética ao citado político. Antes de sua eleição, houve muitas manifestações contra ele, mesmo assim foi eleito com a maioria dos votos dos senadores da República. Não bastasse a eleição de Renan, o partido quer o comando do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. A legenda defende a ideia de que o posto, hoje com o PSB, volte a ser ocupado por um peemedebista.
Como prever o resultado de uma guerra
Existem cinco coisas que faz prever o resultado de uma guerra, mesmo antes dela acontecer. Duas delas dependem do momento: o terreno e o clima. Três dependem de saber escolher o caminho, os métodos e as características do líder.