O dever de servir

“O maior entre vocês deverá ser servo.”  (Mateus 23.11)

Antigamente era muito comum nas casas de crentes o que chamávamos de “caixinha de promessas”. Eu cresci lendo os versos das caixinhas de promessas. Aprendi muitos versos de memória ajudado por ela. Demorei muito mais tempo para sabe-las de cor, ou seja, de coração, que é o que originalmente a expressão significa. A expressão “saber de cor” vem do francês “savoir par coeur” – “aprender de coração”.

Além da memória, precisamos do coração para lidarmos com as Escrituras. Além da inteligência, precisamos envolver o afeto, a alma, aquela parte de nós que suspira. Além de decidir saber de memória, precisamos decidir que saberemos de coração. Além de acreditar, precisamos decidir viver. E aí, deixando as promessas de lado um pouco, só um pouco, pois elas nos são muito preciosas, que tal procurar identificar mais as virtudes que somos chamados a desenvolver. O Evangelho está cheio delas. Veja esta apresentada por Jesus: o maior de vocês deverá ser servo!

Não se chega a condição de maior, ou mesmo grande, ou importante, por acaso. Para chegar lá as pessoas se esforçam e perseveram. E aí tornam-se referência em algo, tornam-se proprietários de empresas, alcançam um mandato em cargo eletivo. E aí Jesus diz que devem agir como servos. Se alcançaram algo grande, devem atuar como pessoas pequenas e prontas a servir. Devem olhar para si mesmas e dizer: não estou aqui para satisfazer a mim mesmo; estou aqui para servir. Bem, não é o que se costuma ver. Normalmente a grandeza traz consigo outros sentimos.

O Reino de Deus parece loucura! Ele está sempre indo em direção oposto, em outra direção. Ele questiona o fluxo da vida criado por nós. Questiona o modo de vida a que tanto nos acostumamos e que nos parece fazer tanto sentido e ser tão lógico. No Reino de Deus temos o dever de servir e quanto mais importante for alguém, significa que sua vida pode impactar muito mais pessoas e portanto, mais ainda deve se esforçar para servir, para pensar nos outros, para ser humildes em lugar e sentir-se a dona do pedaço.

Um servo é alguém atento aos outros e disponível para ajudar. Um servo não se ofende facilmente, ressentindo-se porque não lhe trataram como ele merecia. Um servo ambiciona fazer o melhor. A humildade, e não a altivez, a simplicidade e não a presunção o caracterizam.O Reino de Deus fala de sermos servos. Servos por escolha. Estejamos em posição de poder ou de fraqueza. O servo é alguém que decidiu entrar na escola do amor. No Reino de Deus somente quem escolhe amar, escolhe servir de verdade. Somente o amor nos faz servos segundo os critérios do Reno de Deus, do Evangelho de Jesus. E há algo mais: quando Jesus nos diz “o maior entre vocês deverá ser servo”, não estava falando sobre como nós podemos ser um bom cristão ou bons cristãos; um bom evangélico ou bons evangélicos. Estava falando sobre como ser um ser humano de verdade! Para servir, mais que fé ou além de fé, é preciso coração! Um coração que sente e pensa inspirado por Jesus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui