O Deus desperdiçado

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.” (Hebreus 1.1-2)

Um dos significados de “desperdiçar” é “não aproveitar algo como deveria”. Há muitos desperdícios no mundo e o mais trágico deles é o desperdício de Deus. Há quem tente aproveitar-se de Deus, tirar a máxima vantagem. Isso é também um desperdício pois é um engano: Deus não se deixa explorar. Todos nós, de alguma forma, desperdiçamos Deus, não aproveitando devidamente seu amor, presença e graça; não aproveitando seus “toques” para nos desviarmos do mal e, principalmente, não aproveitando a revelação que Ele faz de si mesmo. Sem essa revelação, desconhecemos Deus e seguimos falsos deuses.

Ao longo da história Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras por meio de seus profetas. Tenho lido os profetas ultimamente e é tocante perceber essas muitas vezes e essas muitas maneiras. Isaías, Jeremias, Oseias, Amós, Jonas… profetas que falaram e encarnaram as mensagens que receberam. Gritaram e encenaram os recados de Deus. Mas nada se compara a Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Emanuel – o Deus Conosco. Não se trata de mais um profeta comissionado por Deus, mas do próprio Deus encarnado. Hebreus 4.3 diz que Jesus “é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.”

Anais Nin afirmou que “não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos”. O mesmo pode acontecer com nossa visão de Deus. Há muitos deuses por aí produzidos pela mente humana. A confusão é culpa nossa, pois Deus revelou-se para que saibamos quem Ele é. Deus virou gente e habitou entre nós (Jo 1.14). Jesus é a expressão exata do Deus que se revela nas Escrituras, Criador e Sustentador de tudo. Se andamos confusos sobre Deus e descrentes de nossa importância para Ele é porque estamos vendo as coisas como somos! Estamos desperdiçando Deus, sua revelação, seu amor e graça. Pela fé em Cristo podemos ver além de nós mesmos e conhecer o Deus que nos ama e revela-se a nós. Até lá seremos mais um entre os que desperdiçam Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui