O DESAFIO DOS PECADOS

“Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” (1 João 3.5-6)

Não podemos ser filhos de Deus e filhos do pecado. Pois ser filho de Deus implica em que fomos transportados do reino das trevas para o Reino do Filho Amado, e isso nos liberta da filiação com o pecado. Por meio do Filho temos a redenção, o perdão dos pecados (Cl 1.13-14). Há quem pense que isso significa que jamais pecaremos que seja possível viver aqui e nunca mais cometer pecado algum. Mas a verdade é que viveremos aqui sob a ameaça de erramos e erraremos. Por outro lado, isso não significa que não devemos crer na possibilidade de superar pecados e crescer na capacidade de dizer não ao mal que nos chega e seduz para praticarmos pecados. Pois podemos e, sim, devemos buscar isso. Afinal, somos filhos de Deus em Cristo e não somos mais escravos do pecado e obrigados a ceder ao mal (Rm 6.14).

Os filhos de Deus, por causa do que Cristo fez e por terem crido no amor e obra de Cristo, não estão mais “no pecado”. Estar “no pecado” significa viver por si mesmo, sem ter consciência da graça, do amor, da justiça, do mal, dos pecados e do perdão. Estar “no pecado” é viver sem ter a comunhão que nos é possível por meio do Espírito Santo que habita todo o que crê em Cristo (Ef 1.13-14). Estar “no pecado” significa que não se tem a consciência tocada pelo Espírito para reconhecer o que desagrada a Deus. Estar “no pecado” significa ser guiado por um senso de bondade e justiça do tamanho da própria mente e consciência, sem a participação do Espírito de Deus, que é quem nos guia em toda verdade (Jo 16.13). Nestas condições, o ser humano fica à mercê do pecado e nem mesmo consegue reconhecer que suas práticas são más aos olhos de Deus. Mas os filhos de Deus não estão no pecado!

O Evangelho nos anuncia a Graça que nos torna filhos de Deus e nos liberta do domínio do pecado. Por isso podemos resistir e crescer em bondade, amor e sabedoria para viver. Ainda estaremos sujeitos a pecar, mas temos em Cristo recursos para não viver dominados pelo pecado. Ainda somos livres e podemos inclusive vir a desobedecer ao que já sabemos que deveríamos obedecer, mas isso será uma contradição ao que nos dá vida, paz e alegria e sentiremos isso. Pecar jamais faz bem aos filhos de Deus. Não somos filhos de Deus porque superamos a possibilidade de cometer pecados, mas como filhos de Deus somos fortalecidos para, cada vez mais e melhor, vivermos para a glória de Deus. E isso nos livra de pecados! Mas, por que o pecado ainda opera em nós? Porque ainda somos infantis e não aprendemos a amar com o amor com que fomos amados. Pois no Reino do qual fazemos parte, o Reino de Deus, santidade é resultado do amor. É o amor a Deus e ao próximo, fruto do amor de Deus por nós, que nos mantém firmes e livres do pecado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui