O Corolla pode ou não ter engate? Veja resolução

O Corolla pode ou não ter engate? Veja resolução
Imagem: Divulgação/Lúcia Despachante

O engate para reboque é, por sua própria definição, um equipamento para que o automóvel possa puxar um segundo veículo, que em realidade foi projetado para isso.

Esse equipamento diversas aplicações e tipos diferentes de peso e dimensão, mas são adequados para a tarefa de transportar carga.

Então, surge a dúvida: o Corolla pode ter engate? A Lúcia Despachante responde:

A resolução do Contran nº 197 de 2007 diz que o fabricante ou o importador de veículo tem que declarar se este último tem capacidade para tracionar reboque, caso contrário incidirá em infração de trânsito.

Esta informação vem através do manual do referido veículo. E o Corolla é um dos veículos que, em alguns modelos, não se aplica o uso deste acessório.

É recomendado ao proprietário de um Corolla que leia imediatamente o manual do seu veículo no tópico referente a condução e rebocamento de trailer e tire as suas dúvidas.

14 COMENTÁRIOS

  1. Ele nao tem o poder de proibir.
    nao e lei. vejam o site de academiadedireitoetransito.com.
    Na verdade a Toyota é omissa em não indicar a capacidade de traçao de carga do Corolla.

  2. Bom dia. Tenho um amigo Advogado ele tem um Corolla 2017 e foi parado em uma blitz da PRF no momento ele foi alertado q não poderia usar ele foi em uma oficina próximo ao local onde foi parado retirou o engate mesmo assim a multa chegou em casa R$. 500.00 reais assim ele me falou.
    Cabe recurso ganhar ou perder?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui