“Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (Lucas 19.6-8)
Como é o coração de um pecador? Costumamos chamar de “coração” ao mundo interior, o centro de nossas intenções e vontades. Provérbios diz que devemos cuidar bem do nosso coração porque ele determinará nossa vida (Pv 4.18). Todos temos o coração de um pecador. O profeta Jeremias escreveu que nosso coração é enganoso e difícil de ser conhecido (Jr 9.17). Tiago diz que é do nosso coração que vem os desejos maus, as cobiças e está lá a fonte de nossos conflitos (Tg 4.1). Mas Jesus é o restaurador de corações.
Não sabemos quem era Zaqueu realmente e as coisas que fez. Era o chefe dos publicanos e era rico. Sua condição equivale a de um político rico de nossos tempos. Talvez um investigado da operação “Lava-Jato” da Polícia Federal. Mas ele procurou ver Jesus. Queria mudança verdadeira ou apenas tinha curiosidade? O fato é que Jesus viu algo nele. Chamou-o pelo nome e hospedou-se em sua casa. Um absurdo aos olhos do povo. Somos todos pecadores, mas temos nossos critérios para classificar os mais pecadores e mantermos distância. Não conhecemos nem mesmo o nosso coração, mas nos consideramos capazes de julgar o coração do outro.
Devemos lembrar que quando pecadores aproximam-se de Jesus, ou melhor, quando Jesus aproxima-se de pecadores, mudanças acontecem. Os sinal de que Zaqueu era um “pecador promissor” revelam-se em seus esforços para ver o Mestre e em sua alegria em recebe-lo em casa. E se confirmam com atitudes: vou partilhar o que tenho e restituir a quem quer que tenha roubado. A que ponto pode chegar o coração de um pecador? Entregue a si mesmo pode tornar-se cruel e promover atitudes destrutivas para si e para outros. Submisso a Jesus pode fazer o bem, ser benção e imitar a Cristo. Jesus veio buscar pecadores. Gente como você e eu. Ele nos envia a fazer o mesmo sendo exemplos do que Ele pode fazer com gente como nós.