Por mais que os órgãos oficiais da Prefeitura (existem?) tentassem ocultar, realmente o prefeito, monsenhor Apparecido Staut, sofreu um AVC no último dia 10. O prefeito está passando bem e, em conversa com um médico da área, esse escriba foi informado que a extensão do Acidente não foi grande e que o prefeito não corre maiores riscos. É o que essa coluna deseja: pronto restabelecimento para o Monsenhor Apparecido e que ele volte às suas atividades o mais breve possível.
Saiu a política, entra a solidariedade
A NOTÍCIA
Foi adiada a audiência pública sobre segurança, que seria realizada sexta-feira, 13 de abril, em Teixeira de Freitas. O gabinete do deputado Timóteo Brito, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança da Alba emitiu nota afirmando que o adiamento se deu por impossibilidade do Secretário de Segurança estar em Teixeira, nesse dia.
Essa é a versão da comissão, na pessoa do deputado.
O OUTRO LADO DA NOTÍCIA
O que realmente aconteceu foi que o Partido dos Trabalhadores, em Teixeira de Freitas, se insurgiu contra a maneira de como ia acontecer a “audiência”. Ia vir para cá, de autoridade, apenas o Comandante Geral da Polícia Militar e os deputados. Seria mais um ato político do Deputado Timóteo, pois apenas com o Comandante Geral, operador de segurança, restariam os ocos discursos dos senhores deputados. O governo interviu e determinou que a audiência fosse adiada para o dia 19, quinta feira, com a presença do Secretário de Segurança, do Delegado Chefe da Polícia Civil, do Comandante Geral da PM e outras autoridades da área. Por iniciativa e ação do PT de Teixeira de Freitas, a audiência pública passa a ser um ato consequente, não servindo apenas para palanque.
Esperemos uma audiência de alto nível, pois a questão da segurança é séria e não pode ser politizada.
AMBULÂNCIAS
Um de nossos sites fez uma reveladora matéria sobre as ambulâncias dessa cidade de Teixeira de Freitas. O que mais impressionou esse impressionável escriba foram cartas de leitores, vários falando de uma viagem da ambulância do SAMU a Salvador, feita por ordem do secretário da Saúde, Wagner, transportando um político. Na volta, houve um acidente com a ambulância, que ficou totalmente destruída. Ora, como o SAMU é estadual, tal deslocamento é proibido. Outra coisa: como esses fatos estão sendo sufocadas, não chegando a informação aos nossos ilustres vereadores?
Mensagens à coluna.
ANENCÉFALOS
Por 8 x 2, o Supremo Tribunal Federal definiu que aborto em feto anencéfalo não é crime. Anencefalia é quando o feto está sem a formação total do cérebro e pode, vindo à luz, ter a vida prejudicada, vivendo quase que vegetativamente. Antes, para que a gravidez fosse interrompida, a gestante tinha que entrar na Justiça e aguardar a decisão das cortes. A decisão do Supremo vem com muita coerência sacramentar o que a lógica e a ética já haviam definido. Não se pode condenar a uma vida vegetativa, onde se conhece apenas o sofrimento, um feto que se tornará em criança inocente. Será vida uma existência assim?
Um alívio para quem será submetido a essa decisão tormentosa.
DEMÓSTENES TORRES
Na Comissão de Ética, o Senador Demóstenes Torres, ex-DEM, afirmou que vai provar sua inocência. Nesse final de semana, mais notícias ligando o senador ao bicheiro Carlinhos Cachoeira foram veiculadas na imprensa. Para a maioria dos que compõem a Comissão de Ética do Senado, a situação de Torres está insustentável e ele deve perder o mandato.
Esperemos que se faça a mais completa justiça, assegurado a Demóstenes o mais completo direito de defesa.
A CPI DO BICHEIRO
Vamos deixar claro uma coisa; doa em quem doer, atinja quem atingir, deve sair a CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Que não seja uma CPI do Fim do Mundo, pois essas sempre terminam em pizza, mas que seja uma CPI para investigar e punir.
Que se rasgue o panarício até o osso.
PEGOU NO BREU
Esse escriba continua admirando a figura do Dr. Argenildo Fernandes. Agora ele vem dar mais demonstração de destemor: concedeu uma liminar em ação popular, ação essa ajuizada pelo vereador Gonzaga. O juiz determinou a imediata paralisação das obras na rua Sargento Pedro e Estrela do Sul, no bairro São Lourenço. As suspeitas são de irregularidades na dispensa de licitação pela Prefeitura de Teixeira e a contratação da empresa FFR Construções Limitada. O juiz colocou como réu na petição inicial o Prefeito Apparecido Staut, o secretário de Finanças Rodrigo Esteves e o procurador do município Rogério S. Santos, além da chefe de Compras Elizabeth Leal e a FFR.
A obra está orçada em mais de R$ 600.000,00, com claros sinais de superfaturamento.
Como havia risco de imediato prejuízo aos cofres públicos, o Juiz determinou a paralisação. Se tudo estiver nos conformes, as obras prosseguirão.
Se não, a borduna vem quente.
DO TÚNEL COM CECÍLIA MEIRELES
“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre.”
“Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.”
“Tenho fases, como a Lua; fases de ser sozinha, fases de ser só sua.”