O amor e a evangelização

“Façam tudo com amor.” (1 Coríntios 16.14)

Uma preocupação comum, e boa, de um cristão comprometido, é quanto ao seu chamado para testemunhar do Evangelho. Na linguagem de Pedro, como filhos de Deus devemos anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pd 2.9-10). Na linguagem de Paulo, somos embaixadores de Cristo. Temos o ofício de anunciar reconciliação de pecadores com Deus. Ele chega a dizer que é como se Deus falasse por nossos lábios convidando pecadores para a reconciliação (2 Co 5.20). Mas, como ser efetivo e cumprir nosso chamado?

Nem todos tem facilidade para expor e explicar o Evangelho. Nem todos acreditam que entregar um Novo Testamento ou um folheto seja uma forma efetiva de evangelizar alguém. Muitos  sentem-se culpados por não se sair bem na “evangelização pessoal” e outros já desistiram de tentar. E, convenhamos, a alguns complicadores no contexto: uma infinidade de mensagens e igrejas, os muitos escândalos e o crescente desinteresse da sociedade por religiosidade e certa aversão e desconfiança contra religiosos. O que devemos fazer? Devemos fazer do amor nossa mensagem. Jesus disse que por meio do amor seriamos reconhecidos como seus discípulos (Jo 13.35). Por meio do amor nós afirmamos nossa identidade e proclamamos nossa mensagem. Podemos (e devemos) falar, dar literaturas, convidar para um encontro com cristãos, mas o fator determinante é o amor.

Faça do amor a sua mensagem. Ame as pessoas. Trate-as como quem ama. Faça todas as coisas com amor. Essa deve ser sua escolha e compromisso. Se você amar e servir estará cumprindo sua missão cristã. E bem possivelmente isso lhe oportunizará outras formas de testemunho. Não como uma obrigação, não por culpa ou para fugir da culta, mas como um ato de amor. Não se relacione por estratégia, mas por amor. O alvo do cristão não deve ser converter o outro, mas amar o outro. A conversão é obra do Espírito Santo. Por isso, abrace esse princípio: faça tudo com amor. Cada pequena coisa e cada grande coisa. Que o amor prevaleça em sua vida. Fazendo isso você estará evangelizando e tornando verdadeiramente evangelismo suas falas sobre Jesus. E Ele lhe dará as demais palavras, se forem necessárias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui