Pode quem quiser chorar o 11 de Setembro das Torres Gêmeas. Para esse escriba, o verdadeiro e terrível 11 de setembro foi o do assassinato de Allende em La Moneda, pelo esbirro e lacaio dos americanos, o Pinochet.
Ali, a liberdade morreu um pouco.
XINGATÓRIO
Rapaz, começou a baixaria. O pior é quando a baixaria cai na cabeça do xingador. É o caso de um panfleto apócrifo (todo mundo sabe de quem é) xingando Lula, em Teixeira de Freitas..
É pedir para morrer.
APES
O jornal INDEPENDENTE publica bem fornida matéria dando conta de que a APES (Associação dos Prefeitos do Extremo Sul) fechou as porta por absoluta inadimplência. Segundo o jornal, ultimamente a APES funcionava
no complexo do Parque de Exposição de Texas, tendo ficado sem qualquer estrutura, sendo que até os dois computadores que serviam à entidade foram roubados. O presidente da APES é o prefeito de Alcobaça, Leonardo Brito, que se licenciou para disputar as eleições, sendo substituído pelo prefeito Robinho, de Nova Viçosa.
Rapaz…
A VIVO, A VIVO
Estava esse escriba tentando conversar com o grande cruzeirense Fernando Reuter por telefone. Era a Vivo, o quer dizer que qualquer conversa conclusiva entra pela casa do milagre. Não deu outra: depois da terceira tentativa e de três quedas de ligação, o branco foi total.
Espero que o bom Reuter não fique pensando que foi desprezo.
O que aconteceu foi muita VIVacidade.
ROTARY
O Rotary Clube de Teixeira de Freitas promoveu uma reunião com a chamada sociedade civil organizada para tentar trazer para a cidade uma Delegacia da Polícia Federal. A reunião aconteceu no dia 19 de setembro e dali foi tirada uma minuta com o pedido justificado da Delegacia.
Tomara que dê certo.
A NECESSIDADE
É patente a necessidade de uma delegacia da Polícia Federal em Teixeira de Freitas. A cidade merece isso, até pelo porte e pelo número de habitantes e por estar sendo sitiada pelo crack. Seria bom que não precisasse, mas precisa. O que não pode acontecer é a ausência de políticas públicas sociais, apenas se pensando na repressão de infelizes que são muito mais vítimas do que algozes. Há dias, esse escriba testemunhou um garotinho de pouco mais de 8 anos cheirando cola na Praça da Bíblia. Esses não são algozes, mas vítimas de nossa estrutura social.
É bom atentar para esse detalhe ou iremos prescrever a falácia da repressão pela repressão.
SANTA CRUZ CABRÁLIA
A esse escriba chegou a notícia de que as eleições em Cabrália estão sendo disputadas voto a voto entre Marta, o prefeito Jorge Pontes e Hélio de Paula. Marta, ex primeira dama, fez uma caminhada outro dia que Cezar Aguiar, o grande colunista, reputou como a melhor e maior da história daquele burgo. A força de Pontes é a máquina, apesar da alta rejeição e Hélio de Paula conseguiu passar a ideia do novo, que está marcando campanhas em todo o país.
A decisão deverá ser no olho mágico.
JACU
Há um mês atrás, esse escriba esteve com Jacu, o mago das panelas e entendedor de tendências eleitorais (acertou na mosca o número da frente da vitória do Padre na última). Perguntei a ele como via a política e ele foi sincero: “-Você não vai gostar da verdade. Seu candidato perde de balaiada.” Na quarta-feira, dia 19 de setembro, pouco antes do jogo da seleção brasileira, tornamos a nos encontrar e fiz a mesma pergunta. Aí, a conversa já foi outra: “-Seu candidato ainda está atrás, mas por pouco e não sei como será até o dia da eleição.”
Diferenciou muito.
CANTORES
“Um cisne canta antes de morrer. Há cantores que deveriam morrer antes de cantar.” (Samuel Taylor Coleridge)