Novos conselheiros tutelares são empossados

(Foto: João Cordeiro)
Os dez novos conselheiros tutelares de Porto Seguro e seus suplentes tomaram posse para um mandato de três anos (2010 – 2013), período em que deverão trabalhar no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente. A cerimônia aconteceu na quinta-feira, 8 de julho, na Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito, Gilberto Abade, da Juíza da Infância e Juventude, Andréa Beraldi, e demais autoridades municipais, como vereadores, secretários e representantes das Polícias, Marinha, Aeronáutica e Judiciário.

Em Porto Seguro, o Conselho Tutelar é dividido em duas frentes: uma de atendimento ao Centro, Orla, Distritos e Povoados, e outra com foco nos bairros periféricos, como Baianão, Ubaldinão, Vila Vitória etc. “Há algum tempo já vínhamos sentindo a necessidade da criação do Conselho Tutelar 3, para atender Arraial D’Ajuda, Trancoso e todo o Litoral Sul”, explicou a juíza, Andréa Beraldi.

O prefeito Abade, atendendo a esta solicitação, anunciou que criará o Conselho Tutelar 3 e foi aplaudido de pé por todos os presentes. “Os suplentes agora também terão um local para trabalhar. Quero que todos saibam que meu governo é focado na criança e no jovem, mas ainda precisamos melhorar muito nesta área e eu espero contar com o compromisso de todos para tirarmos nossos adolescentes da criminalidade e da exploração”, afirmou.

(Foto: João Cordeiro)
Abade também anunciou que um dos boxes situado na rua da Vala, nas proximidades da antiga Feirinha, será doado para abrigar a sede do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Conselho de Assistência Social.

“Aquela era uma área marginalizada, que abrigava uma favela e onde foram registrados 32 homicídios em 25 anos. Nós tiramos a favela de lá e estamos construindo um novo espaço para nossas famílias, nossos filhos e agora o novo ‘quartel general’ de defesa das crianças e adolescentes”, declarou Abade.

Valorização do conselheiro tutelar

Segundo Márcia Reis, presidente do Comdica em Porto Seguro, os conselheiros tutelares precisaram passar por uma prova de conhecimentos gerais e depois uma eleição, da qual participaram diversos setores representativos da sociedade, como Ministério Público, Polícias e associações. “Tivemos 50 inscritos, 24 aprovados na prova e 20 aprovados entre titulares e suplentes”, explicou.

No ano passado, o Prefeito Abade concedeu reajuste salarial para a categoria, por entender a importância do exercício do conselheiro tutelar. “Foi uma medida bastante sensível da parte do Prefeito e estamos exercendo nossa função com ainda mais responsabilidade, pois é muito gratificante poder ajudar e contribuir com as pessoas, principalmente com as crianças”, afirmou José Carlos Filho, que está em seu segundo mandato como conselheiro.

Ida Rosatelli, fundadora do Conselho Tutelar em Porto Seguro, há 15 anos, emocionou os presentes ao contar como era a realidade de trabalhos dos primeiros conselheiros. “Não havia recursos, tudo era feito a pé e colocávamos dinheiro do nosso bolso para ajudar aos outros. Hoje, vocês têm mais estrutura e mais trabalho. Sigam em frente e não tenham medo de procurar o prefeito, os juízes e os promotores”, completou.

Os secretários de Trabalho e Desenvolvimento Social, Pastor João Portela; a secretária de Educação, Dilza Reis; o secretário do Litoral Sul, Alencar Oliveira; e o chefe de gabinete, Osdélio Oliveira, também participaram da cerimônia.





Serviço

Conselheiros Tutelares 1 (Centro, Orla, Distritos e Povoados):

Zenilda Rodrigues de Souza

Maria do Carmo Conceição

José Carlos Dias Filho

Milva Ribeiro

Márcio Casemiro

Conselheiros Tutelares 2 (Bairros periféricos)

Robenildo da Cruz

Luciano Moreira

José Robson Rodrigues

Vitória Maria Alves dos Santos

Maria D’Ajuda Alves Almeida

Suplentes

Maria Cristiane Pinto Rezende

Moisés Damasceno

Srilândia Jesus da Silva

Daniela Santos Rios

Dinah Maria Malaquias

Ana Lúcia Melgaço

Roque Fernandes de Souza

Rita de Cássia Menezes da Fonseca

Lourisvaldo Silva Barros

Erotildes Botelho França Pinto

 

Endereços e telefones:

Conselho Tutelar 1: Rua da Vala, 130, Centro – (73) 9933-5760

Conselho Tutelar 2: Rua dos Colibris, 245, Fontana – (73) 9928-9984

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui