Novas informações acerca de incêndio que devasta o Parque do Monte Pascoal

Fotos: Redes sociais

Novas informações acerca do incêndio que atinge o Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal chegaram à redação do jornal OSollo nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 04.

Segundo a chefe do Parque, Cássia Saretta, cerca de 250 pessoas estão envolvidas diretamente no combate aos focos, entre elas, brigadistas de outros parques e voluntários.

Os focos se encontravam em três pontos da mata. Em um deles, já foi totalmente combatido, mas o risco de reacender ainda é grande.

A estratégia de ação tem sido monitorar os focos e espalhar grupos de atuação nas extremidades. A expectativa é a chegada de um trator de esteira para uma ajuda mais significativa.

Ainda conforme a chefe do Parque, tudo que é possível tem sido feito para extinguir o incêndio, que já consome boa parte da área. As autoridades, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm enviado recursos materiais importantes para ação e suporte aos brigadistas, inclusive agentes de Brasília que são capacitados nesses casos.

A grande dificuldade ainda é o clima seco. A combinação entre o calor e os ventos tem espalhado e propagado fagulhas, embora as atenções de todos os responsáveis estejam voltados para os esforços feitos no trabalho.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui