Nova Viçosa promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Nova Viçosa promove 6ª Conferência Municipal de Saúde
Prefeita Luciana Machado participou da Conferência. Fotos: Ascom

A Prefeitura de Nova Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro aconteceu no Espaço Cultural, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa-BA, dia 30 de março, iniciando às 8 horas as atividades. Participaram cerca de 300 pessoas, dentre eles profissionais da área, gestores, representantes de órgãos da sociedade civil e a comunidade em geral, que se reuniram para debater as propostas levantadas das pré-conferências, a nível municipal, estadual e federal. Estiveram presente para compor a mesa a prefeita do município Luciana Machado, foi presidida pelo Presidente do Conselho Osvaldo Souza e o coordenador-geral Sergio Álvaro.

Nova Viçosa promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

A mesa foi composta pela prefeita Luciana Machado, o presidente da Câmara de Vereadores Joaquim Souza, os vereadores Renato Lage e Kinhones Carvalho, tenente-coronel Anilton da Caema, representantes do Núcleo Estadual Rosimeire, Nailton Anjos dos Santos e mais dois técnicos.

Durante a conferência, a prefeita falou: “Aqui estamos diagnosticando a rede de saúde para traçar suas diretrizes. A conferência é uma grande discussão unindo os usuários da rede, os profissionais de saúde e representantes da gestão. Desta discussão saem propostas para que possamos ajudar na reconstrução e melhoria do SUS.”

Nova Viçosa promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

O debate foi realizado por meio de quatro eixos temáticos, cada um com suas propostas: “Eixo 1 – O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, “Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais”, “Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, “Eixo 4 – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.

Joaquim Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa/BA, disse: “Um assunto bastante discutido e que atravessou todos os eixos temáticos foi a covid-19 e o pós-covid-19. A pandemia deixou sequelas e trouxe várias patologias”.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde reuniu, além da mesa, palestras com acadêmicos da Universidade Federal, a Sra. Juliana Cruz e Sra. Michelle Favero, o técnico do Núcleo Nailton Anjos dos Santos e falaram sobre assuntos discutidos nos eixos temáticos e SUS. A abertura foi feita pelo grupo infantil Desbravadores da Igreja Adventista, que entrou trazendo as bandeiras que representam o país, o estado e o município, cantaram o hino nacional e realizaram uma oração. Os delegados, com direito a voz e voto na definição das propostas, foram representantes da sociedade civil (50%), profissionais de saúde (25%) e gestão/prestadores de serviço (25%), este que discutiram, votaram e validaram as propostas.

A conferência acontece a cada quatro anos, conforme legislação federal. As propostas selecionadas nesta conferência seguem para a etapa estadual e também serão apresentadas ao executivo, para que sejam analisadas, aprovadas e implementadas junto a nossa sociedade, buscando a valorização do SUS e uma rede de saúde humanizada e de qualidade.

Após o plenário final, foram selecionadas as 20 propostas e os oito delegados que Nova Viçosa que irão para a Conferência Estadual, prevista para ser realizada em maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui