Nova Viçosa participou do fórum da Undime Bahia em Salvador

Nova Viçosa participou do fórum da Undime Bahia em Salvador
Realizado em Salvador (BA), o evento pautou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foto Ascom

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) bateu recorde ao reunir mais de 380 municípios e 1.500 pessoas nos dias 5 e 6 de abril durante o Fórum Extraordinário da seccional Bahia. Realizado em Salvador (BA), o evento pautou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias, representantes dos conselhos de educação, do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O município de Nova Viçosa se fez presente no fórum da Undime, representado pela Secretária de Educação Natália Carolino Costa Pereira e suas colaboras Marlene Costa Ramalho e Camila Santos Boninsegna Oliveira, dos setores e Educação Fundamental II e Estatísticas, respectivamente.  A determinação do prefeito Manoel Costa Almeida (Manoelzinho), é que os dirigentes da Educação no município participem de eventos na busca do aperfeiçoamento continuado, que reflita de forma positiva na qualidade do ensino.

No que diz respeito à implementação da Base, o fórum promoveu discussões referentes ao regime de colaboração entre MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime ao pautar os principais desafios para essa etapa. Nesse sentido, a Undime Bahia aproveitou a oportunidade para assinar de forma simbólica o Termo de Adesão para a implementação da BNCC, que no estado será chamado de Currículo Bahia. O documento foi assinado pela Dirigente Municipal de Quixabeira (BA), Gilvanda Mendes Gonçalves de Souza, que representou os demais dirigentes do estado da Bahia.

O termo tem por objetivo pactuar entre a Secretaria de Educação do Estado, a seccional da Undime e cada secretaria municipal de educação a articulação entre os entes para garantir apoio no processo de implementação da BNCC. O documento é composto de três cláusulas – objetivo, atribuições do Estado e atribuições do município.

Além da BNCC, o fórum pautou os desafios dos gestores públicos diante do atual cenário; programas do MEC como Educação Conectada, Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Mais Alfabetização e Mais Educação; Plano de Ações Articuladas (PAR); o papel dos gestores quanto ao Bolsa Família e o Censo Escolar; e a Portaria Conjunta FNDE e SNT nº 2/ 2018 que trata da obrigatoriedade das secretarias de educação criarem CNPJ próprio para receber recursos do Fundeb.

O recém-lançado programa do MEC objetiva apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais. Composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal – o programa está recebendo inscrições para o Curso GEM de aperfeiçoamento, o primeiro do programa.

As inscrições devem ser realizadas pelos dirigentes municipais de educação, que também deverão inscrever um técnico de carreira da secretaria, pela Internet no link http://gem.mec.gov.br. Todos os cursos são gratuitos. A expectativa do MEC é atender 11.140 dirigentes e técnicos municipais em todo o país.

Recém-chegada ao comando da Secretaria de Educação de Nova Viçosa, Natália Carolino retornou com informações a serem discutidas com sua equipe e com o prefeito Manoelzinho. O objetivo é viabilizar a implementação das alterações e diretrizes traçadas para que a Educação local acompanhe o desenvolvimento determinado pelo Ministério da Educação, bem como as inovações propostas pela Undime.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui