Cerca de 250 empresários participaram na noite de terça-feira, 4 de junho, da abertura do circuito empresarial do Extremo Sul da Bahia, promovido pelo Sebrae, no centro de treinamento da Secretaria de Educação de Nova Viçosa, no distrito de Posto da Mata. O circuito é uma ferramenta que vem sendo usada como mecanismo de aperfeiçoamento de mercado e competitividade para pequenas empresas. Nesta edição, além de Nova Viçosa, o circuito irá percorrer outros quatro municípios, Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itamaraju, trazendo a palestra “Inovação e comunicação em neuromarketing” do renomado Fernando Kimura.
O auditório esteve lotado e gerou um verdadeiro frenesi em torno da palestra do Fernando Kimura, formado em marketing e administração, o palestrante reconhecido internacionalmente. Falou sobre a importância do comportamento do consumidor para o sucesso das vendas e do empreendimento. Em sua palestra, Fernando Kimura, por meio de vários exemplos sobre consumo e comportamento do consumidor, falou da importância do marketing para que as pessoas façam escolhas sobre onde e qual produto comprar. Segundo ele, as marcas são construídas a partir da emoção ou por repetição e são as marcas que conduzem as pessoas no mercado consumidor.
Para o coordenador do Sebrae no Extremo Sul da Bahia, Alex Brito, a proposta do circuito empresarial tem sido uma oportunidade de reunir vários empresários de segmentos diferentes, e de cidades diferentes dentro da mesma região e de uma forma bem ampla atender suas demandas de capacitação, inovação e atendimento. “A proposta do circuito tem sido uma iniciativa que vem conseguindo oferecer um mix de ações, para um público bem diversificado e exigente do Extremo Sul da Bahia. Tem sido momentos muito oportunos para aqueles que estão sabendo aproveitar”, avalia.
Já o secretário de Indústria e comércio de Nova Viçosa, Jorge Cunha, destacou a importância das parcerias que estão sendo firmadas entre prefeitura e Sebrae e pontuou a forma bem dinâmica como o Fernando Kimura conduziu o público. “O Fernando Kimura abriu o leque de visão dos presentes no evento, no tocante a importância da comunicação no mundo dos negócios, especialmente, aqueles que buscam inovar, deixando para o público, importantes lições sobre como lidar com o consumidor que pode ser estimulado a comprar por inclusão, conquista, emoção, necessidade, desejo, status e prazer”.
“Essa é mais uma de uma série de ações que estão por vir através dessa parceria Nova Viçosa e Sebrae, uma parceria gerada na preocupação do prefeito Manoel em qualificar e estruturar todos os geradores de renda do município, desde o micro empreendedor individual até nosso investidor de maior envergadura econômica, em momentos oportunos falaremos detalhadamente sobre cada uma delas, mas quero aqui parafrasear o próprio Kimura e dizer que a diversificação é o que vai fazer com que as coisas perdurem nos negócios. No meio de todos é necessário se diversificar”, finalizou Jorge Cunha