Nova Viçosa completa 290 anos

No dia 23 outubro a, cidade completou 290 anos, data em que foi construída a primeira capela da cidade em 1720 (local onde hoje é a Igreja matriz). Outras datas marcam o 23 de outubro em Nova Viçosa: 1768, estabelecimento do poder português com a instalação oficial da Câmara e Cadeia (considerada fundada) por José Xavier Machado Monteiro e sua emancipação política em 1963.

Por iniciativa da Secretaria de Saúde em promover um dia de solidariedade “Um por todos e todos por um”, fez-se uma parceria com a Secretaria de Educação. As demais secretarias aderiram ao movimento e um mega evento foi formado. A solidariedade foi a ferramenta que tornou possível transformar o aniversário da cidade em uma grande festa. Foram montados estandes: Meio Ambiente, CAPS, Ação Social, PSF’s, Gabinete dentário, Oficina do Clube de Mães e Fuxiarte da Associação Cultural José Xavier Machado Monteiro, Ponto de Cultura, Conselho do Idoso, Desbravadores da Igreja Adventista, Cortes de cabelo (cabeleireiros: Solange, Amanda, Érica e Jorge), Escola Centro Educacional. A Secretaria de Obras forneceu os recipientes para o início do Projeto de coleta seletiva de lixo e apoiou o lançamento do Projeto Boca da Terra.

Foram realizados torneios e brincadeiras, entre elas o pula-pula, com distribuição de prêmios, roda de capoeira com o projeto do professor Jovem e percussão com o projeto Aratum do professor Elizeu. 1050 cachorros quentes, 80 litros de sopa, algodão doce, 400 litros de refrigerante e, um mega bolo de 6 metros tornaram a comemoração ímpar. Antes dos parabéns Bruna, Renê, Franciele e Keila cantaram emocionando a todos, o coral do Centro Educacional cantou o hino de Nova Viçosa e o Grupo Aratum tocou os parabéns em percussão. Podia-se ler a emoção nos aproximados 1.500 rostos que lotavam o Centro de treinamento. Não ousamos listar os nomes dos que uniram as mãos para tornar possível este evento. Mãos solidárias e corações bondosos que trabalharam exaustivamente para dar alegria a tantos. Pessoas que se ofereceram para doar porque entenderam que a melhor forma de louvar a Deus é no serviço ao próximo, louvando pelas obras! Qualquer oração é menor que o fazer!

Todos comeram, se divertiram, mediram a pressão, receberam orientações sobre programas de saúde, alongaram-se com a fisioterapeuta, conheceram a vigilância sanitária, ouviram palestras, fizeram teste de glicose. Tudo foi fantástico, sem brigas, sem tumulto porque todos estavam trabalhando com amor, pelo outro. O grande desafio é manter o evento e, acrescentar metros ao bolo para que ele chegue em 2020, no tricentenário da cidade, a 30 metros. Juntos, chegaremos lá!

Fonte: Sônia Maria Vasconcelos da Silva/Ascom da prefeitura de Nova Viçosa

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui