Nova Lei vai antecipar condições para que Teixeira de Freitas receba tecnologia 5G

Nova Lei vai antecipar condições para que Teixeira de Freitas receba tecnologia 5G
Nova Lei vai antecipar condições para que Teixeira de Freitas receba tecnologia 5G. Foto Ascom
A legislação aprovada colocará a cidade no pioneirismo, com a substituição de antenas por biosites, postes transmissores de ondas de telecomunicação com vantagem inicial para 3G e 4G.

O prefeito Temóteo Brito enviará para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que estabelece as normas necessárias para que Teixeira de Freitas seja uma das primeiras cidades baianas a receber a tecnologia 5G – muito mais veloz do que a banda larga atual e dotada de recursos de imagens e sons HD3.

O projeto de lei se alinha com as normas ambientais e de segurança internacionais. A troca de antenas existentes deve se iniciar nos próximos 60 dias após a aprovação da lei e servirá para a melhoria imediata do sistema 4G e predispostas para hospedar o equipamento 5G.

A revolucionária tecnologia deve ser liberada oficialmente em 2021.

As novas antenas melhorarão significativamente as redes 3G e 4G já existentes hoje no município, acabando com as chamadas zonas de “sombra” – locais sem cobertura.

Na última quinta-feira (04), a empresa de telefonia Tim foi a primeira entre as operadoras presentes na cidade a comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para mostrar interesse em antecipar a instalação das novas antenas, usando-as inicialmente para o 4G, mas predispostas ao 5G.

O sistema 5G apresenta avanços e corrige incômodos antigos sem usar grandes espaços e alturas. As redes da 4ª geração, utilizadas em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de cerca de 33 megabytes por segundo. Estima-se que o 5G seja capaz de entregar velocidades até cem vezes maiores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Flávio Guimarães, explicou que uma das principais mudanças do projeto que será enviado para Câmara é a criação de biosites, que são estações de rádio-base em formato de postes de iluminação que gerarão a rede de cobertura e poderão substituir as tradicionais antenas existentes.

“Em vez dessas antenas, que poluem visualmente a cidade, a nova legislação permitirá a instalação dos biosites, que são em formato de postes de iluminação. O projeto permite que eles sejam instalados em espaços públicos, como praças e em canteiros. Serão menores e mais bem distribuídas, eliminando as chamadas sombras de alcance existentes hoje na cidade. Com isso, antecipa-se as condições de receber o 5G, imediatamente após a autorização das novas frequências pela Anatel. Também se registrará uma melhoria do 3G e do 4G”, afirmou.

Como contrapartida, segundo o secretário Flávio Guimarães, a operadora que for instalar os biosites em áreas públicas terá que colocar câmeras de monitoramento Olho Vivo e iluminação de LED nesses postes. “Com esse acerto, que é inovador, Teixeira de Freitas terá, em breve, um ganho de várias torres de observação ligadas por fibra óptica à central de controle da Polícia Militar, podendo monitorar o trânsito e a segurança em locais públicos, isso especialmente em praças da cidade”.

PLANO DE EXPANSÃO
Representantes da Tim elogiaram as medidas para modernização da legislação tomadas em Teixeira de Freitas, que anteciparão a chegada da nova tecnologia. Isso poderá ser um diferencial importante na atração de novos empreendimentos, já que o 5G abre novas fronteiras para o uso ampliado e intensivo da conectividade.

LICITAÇÃO CONFIRMADA
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou a licitação para o 5G, a quinta geração de telefonia móvel, no primeiro trimestre de 2020. A expectativa é que a tecnologia seja disponibilizada comercialmente no Brasil em 2021.

Para o prefeito Temóteo Brito é fundamental Teixeira de Freitas se predispor para a onda tecnológica de impacto revolucionário:  “Internamente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Procuradoria Geral do Município e Câmara de Vereadores apresentaremos os estudos, as medidas e a legislação para que qualquer operadora possa se habilitar com sua rede no território de Teixeira de Freitas, dando garantias às empresas de telecomunicação. Com isso, aumentaremos a iluminação LED e a cobertura de câmeras de Olho Vivo, alcançando toda Teixeira de Freitas e melhoraremos as condições de segurança pública sem qualquer investimento direto, pois as empresas instalarão esses equipamentos como contrapartida pelo uso da área pública”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui