Na noite da última quarta-feira (21/03), no auditório da Casa Legislativa, ocorreu a posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas. Maria d’Ajuda Baldrae, empresária da DJ Bicicletas, foi nomeada a nova presidente da entidade lojista.
Na abertura dos trabalhos, a mesa foi composta por Douglas Kretli Teixeira, (CDL), Josilene Faé (Sincomércio), Maria d’Ajuda Baldrae (presidente), Lucimélia G. Ferraz (ACE), Alex Brito (Sebrae), Jadilson Moraes (OSollo), Flávio Guimarães, representando o prefeito, Temóteo Brito, Alisson Alves Ferreira (Sindcomércio) e o representante do 13º Beic de Teixeira de Freitas.
A abertura da cerimônia de posse foi com uma mensagem bíblica e uma oração, dirigidas pelo pastor Elson, da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal (Iderp).
Em seguida, Alex Brito, presidente do Sebrae, comentou sobre a satisfação dele em ver a CDL dando continuidade à história bonita que ela tem no extremo sul da Bahia e parabenizou a nova diretoria. “Efetivamente, a CDL colocando em frente um projeto de desenvolvimento regional, o seu associado, a comunidade empresarial espera da CDL, da Associação Comercial, Sindicato do Comércio, do Sebrae, que, efetivamente, a gente coloque em prática as ações de desenvolvimento empresarial. Quero dizer que o Sebrae está à disposição, para dar continuidade a essa história bonita que a CDL tem aqui nesta região. Parabéns à nossa presidente, toda a diretoria da CDL, e dizer que o Sebrae está à disposição não só da Maria d’Ajuda, mas como a toda diretoria da CDL, para continuarmos juntos”, garantiu o gerente regional do Sebrae.
Também discursou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Flávio Guimarães, que esteve no evento representando o prefeito Temóteo Brito. Flávio adjetivou a noite como histórica para Teixeira de Freitas e, em nome da administração municipal, propôs a parceria do Poder Público com a iniciativa privada, com a sociedade organizada, através da CDL, a fim de conferir mais competitividade ao comércio local.
Douglas Kretli Teixeira, proprietário da Nova Papelaria, passou a direção da CDL para o triênio 2018/2020 à empresária Maria d’Ajuda. Em sua fala, o, agora, ex-presidente da entidade, disse acreditar que D’Ajuda e os novos diretores terão a oportunidade de auxiliar no crescimento do comércio teixeirense.
Jadilson Moraes, empresário dono da Rede de Comunicação OSollo, um dos fundadores da CDL, foi seu primeiro presidente, quando ainda se chamava Grupo de Lojistas, também discursou. O empresário discorreu sobre os desafios enfrentados pelos lojistas. Ele acredita que para o comércio ser forte é preciso que os governantes reduzam a carga tributária. Ele, também, desejou sorte a nova presidente e seus diretores.
Maria d’Ajuda Baldrae, nova presidente da CDL, disse que é um grande desafio ser presidente da entidade, mas, também uma satisfação muita grande poder contribuir com o lojista, “porque eu também sou um lojista, tudo na vida é um desafio. Com esse conhecimento de lojista, eu acredito que vai ser mais fácil de lidar com esse novo desafio, estamos com boas propostas para os nossos associados, com certeza, com ajuda, com a parceria do comércio da sociedade de modo geral, pra a gente chegar a um bom resultado, é necessário essa parceria”.
Em sua fala, ela comentou sobre o desafio e a dádiva em ser mãe, mulher, empresária, falou sobre sua trajetória como lojista desde 1980, quando chegou em Teixeira, 1994, ano de início da DJ Bicicletas, até agora, com esse nova responsabilidade – reconhecimento. D’Ajuda garantiu permanecer engajada a fim de unir e edificar a classe lojista.
O ato de posse foi finalizado com a presidente colocando a Nau Fenícia, símbolo que representa o movimento lojista nacional, em todos os integrantes da nova diretoria. Em seguida, um excelente coquetel foi servido. Os novos eleitos para o próximo triênio foram: Maria d’Ajuda Baldrae, Douglas Kretli Teixeira, Alessandre Curty, Caroline Garcia P. Gomes, Adelson Busatto, José Carlos da Rocha, Genilson Risso, e Edemilson G. Aguilar.
Veja como ficou o Conselho Administrativo
Adelson Busatto – Papelaria Capixaba
Alessandre de Oliveira Curty – Adsoft
Carlos Ancini – Supermercado Faé
Caroline Garcia Policário Gomes – Casa do Doutor
Cleide Ferreira de Almeida – Home Design
Douglas Kretli Teixeira – Nova Papelaria
Edmilso Gonçalves de Aguilar – CMA Eletricol
Edésio Pereira da Silva – Unigraf
Fabio Brito Chaves – Fast Beer
Fernando Alves de Souza – Arca de Noé Confecções
Genilson Risso – Boroto Calçados
João Francisco Silotti – Cimagran
José Carlos da Rocha – Construtora Zé Carlos
Maria D´ajuda Baldrae – Dj Bicicletas
Vera Lúcia Barbosa de Souza – Vera Fontini
Suplentes
Elton da Silva Costa- A Pioneira Material de Construção
Rogério Brandão de Almeida- Âmbar Comercial
Candidatos ao Conselho Fiscal:
Manoel Pereira dos Santos – Unipeças
Márcio Amaral Miranda da Silva – Ramagraf.