*Pedro Ivo Rodrigues
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro promoverá solenidade de posse da nova presidente, Cecília Shizue Nakamura, que sucederá o empresário Jadilson Moraes, que exerceu o mandato de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2011. O evento acontecerá hoje, 25/02, no Centro de Cultura, a partir das 19 horas. Também tomarão posse os membros da nova diretoria.
Em entrevista ao jornal O Sollo, Cecília afirmou que a CDL aguarda com expectativa o comparecimento dos seus associados, empresários e demais pessoas interessadas no desenvolvimento do comércio local. “Informaremos a sociedade sobre as razões de estar assumindo essa função. O próprio slogan que escolhi “Trabalho e Profissionalismo” nos dá o norte a ser seguido, que é fortalecer o comércio da cidade, trabalhando em conjunto com as demais entidades e órgãos envolvidos nesse processo, de forma que nossos empreendedores estejam em condições de acompanhar eventos de alcance global, realizados no Brasil, como a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016, e assim por diante”, declarou a empresária do setor de educação.
No tocante ao voto de confiança depositado pelos associados no sentido da continuidade da equipe de trabalho atual, uma vez que a eleição ocorreu em chapa única, Cecília salientou que a gestão atual teve grande visibilidade e gerou resultados satisfatórios. “Quando algo dá certo, a tendência é que se queira a sua permanência. Jadilson fez a CDL de Porto Seguro crescer e isso conquistou a confiança dos lojistas. Terei muito trabalho pela frente, porque ele fez muita coisa”, enfatizou, ressaltando que a entidade desenvolve suas atividades em parceria com o Sebrae, a exemplo dos cursos de capacitação profissional oferecido aos comerciantes, além de campanhas de esclarecimento ao cidadão no que tange a inadimplência e seu impacto para a economia.
Sobre o fato de ser a primeira mulher a presidir a entidade, a futura presidente considerou que se vê muito mais como uma cidadã, visando à integração e união entre todos que podem contribuir para a construção de uma realidade melhor. “Enxergo as pessoas como irmãs. Entretanto a mulher tem a capacidade de dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo, como nas funções de mãe, esposa, trabalhadora, etc. Por isso, não consegui recusar os pedidos do presidente e da diretoria para ocupar esse cargo”, destacou.
Presidente Jadilson Moraes destacou conquistas alcançadas
O presidente Jadilson Moraes, afirmou que a preocupação da diretoria atual era buscar pessoas qualificadas para integrar o novo quadro. “Um dos nossos diretores e membros do Conselho Fiscal, Henrique (da PH Contabilidade), costuma dizer que existe hoje em Porto Seguro uma nova fase da CDL. Eu a chamaria de “a CDL do século XXI”, uma vez que houve um choque de gestão, sendo que a entidade se tornou transparente e respeitada. Tendo em vista o que vivenciei durante a minha gestão, tenho por lema uma frase muito bonita de Lênin, que diz: “Os homens de bem precisam ter a ousadia dos canalhas”. Foi com essa frase que eu assumi a CDL e procurei fazer uma gestão diferenciada das anteriores. Juntamos forças e pegamos esse vagão que estava desgovernado e o recolocamos no trilho”, explanou Jadilson, salientando: “A Cecília assume uma CDL que está preparada, atuante e proativa, porque ela fez com que chegasse a esse patamar. Nós reformulamos o Estatuto da CDL e acrescentamos mais diretorias, entre elas as de Turismo e de Relações Públicas, que dão maior ênfase ao trabalho que será realizado pela nova presidente. Vejo com alegria essa transição e agradeço a Deus por ter me dado temperança, sabedoria e prudência para encarar todos os desafios que tive pela frente. Atualmente, a CDL de Porto Seguro está entre as 10 melhores da Bahia, nas palavras do presidente da Federação Lojista, Joaquim Fonseca Júnior, considerando que existem 226 em todo o estado. Estou e estarei lado a lado com a nova presidente para fazer o que for melhor para a entidade e para a nossa cidade”, finalizou.
Após a posse, haverá um coquetel com comes e bebes para os presentes e apresentação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).