Nota técnica estimula uso de máscaras artesanais na Bahia

Imagem: Conexão Tocantins

Uma nota técnica assinada pelo presidente do Comitê Estadual de Emergências em Saúde Pública, Antônio Carlos Albuquerque Bandeira, recomendou o uso de máscaras artesanais na Bahia.

A instrução pode minimizar a transmissão do novo coronavírus.

O órgão da Secretaria de Saúde ressalta que “usar uma máscara artesanal certamente não é uma garantia de que a população não ficará doente – os vírus também podem ser transmitidos através de contato e contaminação dos olhos e pequenas partículas virais, conhecidas como aerossóis, podem atravessar as máscaras.

No entanto, as máscaras são possivelmente eficazes na captura de parte das gotículas, que representam a principal via de transmissão do coronavírus.

As máscaras artesanais podem também possivelmente ajudar quando do uso de transportes coletivos de massa tais como ônibus, além o que para os profissionais em contato constante com a população em ambientes fechados, especialmente sem ventilação podem contribuir como barreiras adicionais”.

E acrescenta: “Máscaras artesanais podem ser usadas pela população, sejam elas compradas em lojas ou caseiras – sempre que se esteja em contato com o público.

Existem boas razões para acreditar que as máscaras caseiras ajudem muito. Hong Kong, Mongólia, Coréia do Sul e Taiwan, a população vem fazendo uso de máscaras em público.”

Acesse a íntegra do documento AQUI .

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui