Nossos sons!

“Bendigam o nosso Deus, ó povos, façam ressoar o som do seu louvor; foi ele quem preservou as nossas vidas impedindo que os nossos pés escorregassem.” (Salmos 66.8-9)

Os sons são importantes. Eles comunicam muitas coisas. Eles criam realidades em nossa mente ou anunciam fatos para que deles tomemos consciência. Há sons que gostamos de ouvir e outros que nos irritam. Há sons que não conseguimos ouvir. Ou porque estão abaixo de nossa capacidade auditiva ou acima. Um som pode ser apenas um barulho, um ruído causado por algo e que apenas anuncia seu acontecimento, como uma porta que bate ou um copo que se quebra. Mas um som pode ser cheio de significado, pode declarar verdades. Pode ser complexo: uma sequência harmônica, composto de vários sons, fruto da genialidade de um artista que tem nele, no som, sua matéria-prima.

Palavras podem ser escritas, mas são mais vivas quando pronunciadas. Quando aparece, não em letras, mas em sons. O tom e altura com que são pronunciadas, bem como a entonação usada, são aspectos tão importantes que podem mudar o sentido original de uma palavra: um sim, dependendo de como é falado, do tipo de som produzido ao falá-lo, pode significa um não! Com nossos sons podemos consolar, mostrar alegria, contar histórias, demonstrar admiração ou desprezo. Aplausos e vaias produzem sons que anunciam realidades antagônicas. Com nossos sons podemos ofertar amor ou desamor. O silêncio também pode, dependendo do som que o precede ou sucede. Um silêncio desacompanhado de som por muito tempo nos inquieta.

Com nossos sons podemos honrar a Deus ou pecar contra Ele. Os salmos são cheios de alusões a sons. É uma inspiração para produzirmos sons de louvor e gratidão. Também nos inspiram a produzir sons de quebrantamento e arrependimento. Uma igreja produz muitos sons. Há aquelas que incomodam e causam problemas com seus sons. Há uma vocação sonora para a igreja, para mim e para você como cristãos: proclamar as grandezas do Deus que nos levou para Si (1 Pd 2.9-10). Que nossos sons exaltem a Deus e expressem verdades de valor eterno. Que também deem lugar às nossas dores, apoiem nossos arrependimentos, sejam convidativos a todos que desejam a graça e o amor de Deus. Mesmo os que nem sabem disso! Que sejam respostas para quem procura algo maior e mais durável que as coisas desta vida. Que nossos sons apontem muito para Deus e pouco para nós, que não expressem e nem alimentem orgulho, mas amor, misericórdia e graça! A Deus e ao próximo, nossos melhores sons!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui