NOSSAS RESPONSABILIDADES

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51.10)

Não teremos um coração puro, melhor, ou um espírito firme, estável, se não nos dispusermos a colocar em prática as boas coisas que já aprendemos no Evangelho de Cristo. Às vezes somos obcecados por conhecimento, por informação. Queremos entender e interpretar cada verso do Apocalipse. Desejamos entender os textos mais complexos das Escrituras. E tantas vezes nada fazemos com o que já sabemos e sobre o que não temos dúvida alguma a respeito do Evangelho.

Se oramos cria em mim um coração puro, devemos estar comprometidos com o que o Jesus nos pede e que nos ajuda a manter o coração puro. Por exemplo, Ele nos diz que devemos vigiar e orar porque o espírito está pronto, mas a carne e fraca (Mc 14.38). Porém, nos iludimos muitas vezes, ficando despreocupados por nos sentirmos fortes. Enganamo-nos com nossos bons momentos e achamos que já nos tornamos bons o bastante. Esquecemo-nos do alerta feito pelo apóstolo Paulo: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Co 10.12). Veja não se trata de quem está firme, porque, na verdade, quem está? Por isso ele fala de quem “julga estar firme”, de quem pensa que está firme. Se quisermos um coração puro, estejamos precavidos para o fato de que somos fracos e devemos nos manter alertas.

Se quisermos um espírito estável, firme, devemos nos firmar em valores e princípios do Reino de não nos deste mundo. Por aqui ter é o que importa. Dedicamo-nos e esforçamo-nos por dinheiro e temos pouca disposição para relacionamentos. Estudamos vários anos para nos sentirmos capacitados para uma carreira, mas nos casamos e achamos que tudo acontecerá por acaso. E assim fracassamos no que daria sentido às nossas conquistas: relacionamentos. E nos dedicamos a conquistas que por fim não farão sentido algum sem as pessoas que deveríamos ter amado e com elas construído uma vida. Deus quer que tenhamos um coração e um espírito melhores, mas isso não depende apenas dele. Há algo que cabe a nós. Estamos fazendo o que nos cabe?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui