Nossas responsabilidades

“A seguir Jesus acrescentou: Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Marcos 4.9)

A vida cristã é uma vida de fé. Mas isso não significa falta de ação. Crer, em muitos aspectos, é fazer. E algumas vezes, se cremos e nada fazemos, de nada vale o que cremos. Lembro-me de uma pequena história sobre um fazendeiro. Ele havia acabado de comprar uma propriedade que estava muito mal cuidada. Sozinho e com muito esforço, ele foi fazendo o trabalho. Ao final de cada dia olhava o progresso e agradecia a Deus: “obrigado Senhor por sua companhia e por eu ter forças para fazer este trabalho. Conto com tua benção”. Passava sempre pela estrada um pastor da igreja local e observava. Depois de alguns meses a propriedade era outra. Um belo milharal balançava ao sabor do vento e as espigas já podiam ser vistas à distância. O pastor então, interessado obter alguma ajuda para sua igreja, resolveu fazer uma visita ao fazendeiro.

Para que o homem entendesse seu dever de ser grato a Deus e então ofertar, dizia o pastor: “Que belo trabalho Deus e o senhor fizeram nesta propriedade! Deus foi muito generoso com o senhor lhe dando uma terra tão produtiva! E esse clima tão favorável! Deus e o senhor fizeram desta propriedade algo maravilhoso. Bem que eu notava as mudanças e pensava: Deus só pode estar trabalhando com aquele homem.” Percebendo os rumos da conversa, o fazendeiro disse: “Pastor, isso tudo é verdade. Mas o senhor precisava ver como estava isso aqui quando só Deus tomava conta!” Há trabalhos na vida que são nossos, não são de Deus!

Muitas coisas em sua vida somente melhorarão se você se dispuser a trabalhar. E há princípios para a vida que dependem do que nós fazemos, e não do que Deus faz, porque Ele deixou sob nossa responsabilidade. Se deseja que seus filhos cresçam bem orientados, eduque-os com sabedoria. Você pode pedir sabedoria a Deus, mas não peça a Deus para educar seus filhos. Esse trabalho é seu. Peça que Deus abençoe enquanto você estuda, mas se não estudar, não espere que orar antes do exame resolverá seu problema. Peça a Deus para ser melhor, mas resista aos seus desejos maus. É pela luta que nosso caráter se aperfeiçoa. Como disse Jesus, quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui