Nossas responsabilidades

“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.” (Efésios 4.1)

Assumir as próprias responsabilidades tem se mostrado um sério problema entre nós, seres humanos. E interessante perceber que esse foi um dos primeiros sintomas da queda, quando Adão e Eva foram confrontados por Deus. Moisés escreve que Deus perguntou a Adão: “você comeu do fruto proibido?” e ele respondeu colocando a responsabilidade em Eva (e até no próprio Deus): “a mulher que o Senhor me deu é que me ofereceu o fruto!” A fé cristã nos chama à responsabilidade. Ela inclusive começa com um ato de arrependimento – quando assumimos nossos pecados diante de Deus. Pessoas que vivam se justiçando e dando desculpas jamais serão cristãos verdadeiros.

A fé cristã, que torna cristã a vida, nos anuncia um Deus poderoso, que ouve orações e é capaz de fazer muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos! Mas ela também salienta o que podemos e devemos fazer. Nela nós temos nossa parcela de responsabilidade e o apóstolo está nos chamando a ela: “vivam de maneira digna da vocação que receberam”. Não honraremos a Deus e não seremos bênçãos uns para os outros se não levarmos a sério nossas responsabilidades como cristãos, se não buscarmos fortalecimento interior e se não governarmos nossas inclinações e desejos. Deus quer e pode nos ajudar, mas ainda assim a responsabilidade é nossa. E Deus jamais será condescendente com nossa irresponsabilidade.

Jesus nos avisou: “se alguém quiser ser meu seguidor, precisará dizer não a si mesmo, tomar a sua cruz diariamente e me imitar em seu dia a dia”, lembra-se? Não podemos viver como cristãos sozinhos, apenas por nossas forças, por isso Deus nos dá o Seu Espírito Santo, que habita conosco e Cristo prometeu jamais nos abandonar (Jo 14.18). Mas temos nossa parcela de responsabilidade a cumprir. Não podemos fazer tudo, mas há algo que podemos fazer e Deus não fará por nós. A Palavra de Deus nos diz hoje: “viva de forma coerente com a vocação que você recebeu! Assuma sua responsabilidade quanto à sua fé e seja fiel”. Sejamos responsáveis. Deus nos ajudará em tudo que for necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui