Nossa vida de oração

“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.” (Marcos 6.45-46)

Isso aconteceu logo após Jesus ter multiplicado pães e alimentado uma multidão. Marcos registra que ele “insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante para Betsaida”. Jesus queria ficar sozinho. Ele então despede a multidão e sobe a um monte para orar. Subir ao monte tornou-se bastante simbólico para nossa fé. Mas ainda somos muito tímidos em orar. Oramos menos do que deveríamos. E pergunto-me se oramos corretamente. Seja no monte ou na praia, em casa ou no templo, como temos orado? Parece que o estilo de vida moderno é uma antítese à oração. Pressa, barulho, informações que não param de chegar, mídias sociais para sabermos e contarmos novidades… enfim, nem nos lembramos de orar!

Mas precisamos. Jesus se esforçou para orar, insistindo para ficar sozinho. Deve haver na oração algo que ainda não descobrimos! Pois às vezes é preciso que insistam conosco para orarmos e nem assim oramos! Ignoramos a experiência de estar com Deus. Não aprendemos a desfrutar a oração. De alguma forma orar é uma experiência que exige esforço, sendo contrária à nossa natureza pecadora, e tudo fica pior porque ainda não nos convencemos do quanto é benéfica para nossa vida. Disciplinamo-nos a prática de exercícios tendo em vista nosso bem físico, mas não somos tão determinados em relação ao nosso espírito. Oramos deficientemente.

Continuo me inquietando com Jesus. Se Ele orava e buscava momentos de oração como fazia, eu preciso orar. Não posso esperar mais uma semana, nem mesmo deixar para amanhã. Preciso orar hoje. Hoje e amanhã. Hoje, amanhã e nos dias seguintes. Sem oração continuarei crendo pouco, vendo pouco, sendo quem já poderia ter deixado de ser, para ser melhor. E você? Espero que esteja orando mais e melhor que eu! Espero que esteja determinado a melhor diariamente sua vida de oração. Se não estiver, ainda assim, ore. Comece a orar mais ainda hoje. Separe tempo para orar. Amanhã, acorde mais cedo e ore. Durante o dia ore outras vezes. Assim, um dia de cada vez, uma oração de cada vez, mudanças virão. Sem oração, nossa fé sofrerá da falta de nutrição que nos torna o sal e a luz que Jesus disse que somos. Então, ore!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui