PSB é legenda aliada com maior número de governadores, seis. PMDB, forte no Congresso, tinha nove governos estaduais e agora terá cinco
Mesmo saindo derrotada nas urnas na eleição presidenciais, a oposição ao governo da presidente eleita Dilma Rousseff sai fortalecida das urnascom11governadoresde estados eleitos entre o primeiro e segundo turnos. Ao todo, a oposição governará 101 milhões de brasileiros, cerca de 53% da população.
O PSDB foi partido que teve melhor desempenho nos estados, elegendo oito governadores, quatro deles vitoriosos ontem no segundo turno: Marconi Perillo, em Goiás, Simão Jatene, no Pará, Teotonio Vilela, em Alagoas e José de Anchieta, em Roraima. O DEM, que não disputou segundo turno, governará dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
A base aliada da presidente eleita Dilma Rousseff será formada por 16 governadores.
Em ascensão, o PSB se firmou como principal força governista saltando de três para seis governadores eleitos com a vitória de Ricardo Coutinho, na Paraíba, Camilo Capiberibe no Amapá, e Wilson Lins, no Piauí.
O PT saltou de quatro para cinco governadores coma vitória de Agnelo Queiroz no Distrito Federal. Jaó PMDB foi quem mais perdeu, caindo de nove governadores para cinco.
Destes, quatro estarão com Dilma e apenas André Puccinelli, reeleito no Mato Grosso do Sul, deverá ficar na oposição à nova presidente. Completa o time governista o governador Omar Aziz, do PMN, eleito no Amazonas.
Disputa O segundo turno nos estados ficou marcado por eleições disputadas, com exceção do Distrito Federal, onde Agnelo Queiroz derrotou Weslian Roriz (PSC) com 66,10% dos votos.
As votações mais apertadas foram em Alagoas e em Rondônia, onde o resultado só foi confirmado nas últimas urnas, elegendo respectivamente Teotônio Vilela e José de Anchieta. Dos cinco governadores que disputaram a reeleição ontem, dois perderam: a petista Ana Júlia, no Pará, e o peemedebista José Maranhão, na Paraíba.
Fonte: A Tarde