Implantação do sistema de esgotamento sanitário, parceria para manutenção do Hospital Regional, drenagem dos bairros Estela Reis e Juca Rosa, ampliação do distrito industrial, bem como a formalização de pedido de financiamento junto ao Desembahia para a construção de equipamentos nas feiras livres dos bairros Pequi e Juca Rosa, dentre outros, foram objeto do encontro entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri (PRTB), na última sexta-feira, 24, na capital do Estado.
O prefeito Guerrieri encaminhou ainda outros seis projetos de interesse do município, entre eles, a proposta de construção do anel viário que interliga as BRs 101 e 367, através dos bairros Urbis I (com acesso ao Dinah Borges) Santa Isabel e Itapoan, facilitando a locomoção da população.
A construção de duas escolas de ensino fundamental (uma no Parque da Renovação e outra no Pequi, para suprir carência do Anézia Guimarães), a implantação de10 quilômetros de pavimentação asfáltica em diversos bairros e a flexibilização de prazos de licenças para implantação de empresas privadas no município,também estiveram na agenda do Chefe do Executivo de Eunápolis na audiência com o Governador do Estado.
Neto voltou otimista da audiência e anuncia que algumas das obras devem ser executadas ainda este ano. Ele diz que “há uma visão positiva do governador Jaques Wagner em relação aos pleitos de Eunápolis”, observa,acrescentando que a maioria das obras são estruturantes.
Previstos na proposta – A maioria das reivindicações encaminhadas, compõe a proposta “Eunápolis 100%”,pela qual o prefeito pretende atrair investimentos públicos e privados para aplicação na melhoria da qualidade de vida da população.
O prefeito Neto Guerrieri declara que não se justifica a inexistência de esgotamento sanitário em Eunápolis, que já passa de 100 mil habitantes, “porque sem esgoto, a administração pública fica sem um aliado importante para fazer saúde pública”, destaca o prefeito de Eunápolis.
Sobre o Hospital Regional, o prefeito explica que trata-se de uma instituição que é referência regional,atendendo a pacientes de cidades de todo o Território da Costa do Descobrimento, sendo quase impossível a manutenção daquela unidade de saúde pela prefeitura de Eunápolis, sem uma parceria com o governo do estado.
Neto lembra que há problemas crônicos de falta de drenagem e a existência de encostas perigosas nos bairros Estela Reis e Juca Rosa, razão pela qual ele pediu prioridade ao governador Wagner para a realização das obras.
A ampliação do distrito industrial, também preconizada por representantes do setor produtivo, foi outro ponto discutido na audiência e objeto do protocolo de intenções assinado pelo governador. Além de Wagner e do prefeito Guerrieri, estiveram presentes o Secretário de Relações Institucionais do Estado, Cesar Lisboa, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, Roberto Ribeiro Martins.
Fonte: Lorival Jácome/Ascom da Prefeitura de Eunápolis