NEOJIBA e grupos musicais da Costa do Descobrimento formam Orquestra Regional

Caravana reúne cerca de 100 músicos e acontece nos dias 11 e 12 de março, em Porto Seguro

Cerca de 100 alunos de música da Costa do Descobrimento participam, nos dias 11 e 12 de março, das Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. O encontro integra as comemorações dos 10 anos do NEOJIBA e acontece na Escola Municipal Infantil Cantinho da Paz, em Porto Seguro.

Participam da iniciativa as crianças e jovens músicos do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart e do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, de Porto Seguro, do IASA – Ambiente Musical, de Santa Cruz Cabrália, e da Filarmônica Lyra Popular, de Belmonte, grupos que juntos formam a Orquestra Regional do Descobrimento.

Durante o fim de semana, os alunos terão oficinas de técnica instrumental com os jovens multiplicadores do NEOJIBA e irão ensaiar para o grande concerto da Orquestra, que acontecerá no dia 21 de abril, no município, em comemoração ao descobrimento do Brasil. O concerto é gratuito e aberto ao público.

Adriano Cenci, coordenador da Rede, destaca a importância da região como um polo musical da Bahia. “São diferentes projetos que trabalham com música e desenvolvimento social. Esse grande encontro favorece a expansão da prática musical coletiva, que é a proposta da Rede”, completa.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades são gratuitas e contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui