Não tenha medo!

“Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.” (Lucas 12.32)

Este verso aparece num contexto em que Jesus esta ensinando sobre o cuidado que devemos ter em relação às posses materiais. Ele ensina que não devemos dar a elas mais valor do que realmente tem. No seu tempo, como também hoje, poucos tinham muito e muitos tinham pouco. Aos que tinha muito Ele alertou: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.” (Lc 12.15) E contou uma parábola sobre um homem que possuía muitos bens e que por isso sentia-se seguro e pronto para desfrutar a vida. Todavia, a morte bateu à sua porta e seus bens foram deixados para trás! Aos que tinham pouco ou nada e por isso passavam privações e incertezas, eram desprezados por serem pobres, Jesus declarou que o Pai Celeste reconhecia o valor  que tinham.

E Jesus proferiu a eles um lindo ensino apontando-lhes os lírios do campo, cuja vida é breve, mas o Pai os fez revestidos de uma beleza que rei algum com toda sua riqueza consegue imitar. Lembrou-lhes as aves que não semeiam e nem ceifam, mas o Pai Celeste as alimenta. Não valem vocês muito mais que lírios e pássaros? Ainda que para alguém pudessem não valor, para Deus sim, aquelas pessoas pobres e sem recursos tinham valor inigualável. E Jesus os desafiou a crer nessa verdade. A firmarem suas vidas na certeza do amor e do cuidado do Pai. A buscarem primeiro o Reino de Deus e seguirem confiando. Tudo isso antecede o versículo de hoje. O ensino de Jesus é um chamado a viver pela fé. Viver pela fé é um caminho possível somente a quem se percebe frágil, pequeno e incapaz. Para os demais a fé facilmente se tornará objeto de seus sonhos de poder e controle. Desejarão usá-la para confirmarem suas vontades e conquistarem seus objetivos.

Na vida dos frágeis e pequenos a fé é o caminho da vida, o único jeito de ter esperança. Pela fé podem encontrar inspiração nas flores e nos pássaros. Podem encontrar forças na esperança do cuidado de Deus. É a estes que Jesus diz: “Não tenham medo”. Precisamos aprender a viver pela fé, a não ter medo. A não nos definirmos pelo que temos e muito menos pelo que não temos. Mas encontrar a segurança e o significado de nossa vida em quem Deus é e em quem somos para Ele. Viver pela fé é crer que, sim, temos valor inestimável para Deus. E por isso podemos desprezar as vozes dos que nos desprezam e podemos enfrentar a nossa própria voz quando nos sentirmos desprezíveis. Quando nossa estima própria for tão somente rejeição e abatimento, lembremo-nos de quanta estima Deus tem por nós. Não precisamos ter medo. Nenhuma voz é definidora de nossa vida. Somente a voz de Deus. E Ele disse no passado e continua dizendo: “Não tenha medo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui