Entre janeiro de 2020 e abril de 2022, o ‘Não me Perturbe’ registrou cerca de 3 milhões de solicitações de bloqueios de ligações indesejadas sobre a oferta de crédito consignado. Isso porque o sistema proíbe que as empresas e instituições financeiras contatem as pessoas o com os números cadastrados.
Além disso, há dois anos, em janeiro de 2020, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) junto com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) instituiu o Sistema de Autorregulação de Crédito Consignado. Até agora, 896 sanções foram aplicadas a empresas pelo sistema.
Para “aperfeiçoar o atendimento aos clientes na oferta de crédito consignado no país”, esse projeto inclui três objetivos principais, que inclusive conta com a criação de uma plataforma semelhante ao ‘Não me Perturbe’ para bloquear ligações de empresas e instituições financeiras sobre esse serviço.
Como bloquear as chamadas de telemarketing
A primeira opção para o consumidor é recorrer ao site Não me Perturbe, usado por empresas de telefonia e bancos. Nele, porém, o bloqueio é feito por companhia. Depois de acessar o portal, o usuário deve preencher um formulário para se cadastrar ou realizar o login, caso já seja cadastrado.
Assim que realizar o login no Não me Perturbe, coloque seu número de telefone.
Em seguida, marque as empresas que você não deseja receber chamadas de telemarketing.
Por fim, clique em “Cadastrar telefone”.
Aplicativos
Os clientes podem também recorrer a aplicativos que bloqueiam chamadas. Algumas opções são o Whoscall e o Truecaller. O primeiro oferece serviço de identificação de chamadas, além de bloquear números insistintes e filtrar mensagens. Ele está disponível para iOS e Android. O segundo tem a mesma função e também pode ser baixado em smartphones da Apple e naqueles com sistema operacional do Google.
Fonte: Olhar Digital