Quem aí já se comoveu com algum animal em situação de abandono sabe como é importante (e especial) o trabalho feito por ONGs e grupos de protetores, eles abraçam a causa e entendem que toda vida tem valor e merece respeito, cuidado e amor.
Um exemplo bom temos em Teixeira de Freitas, com a ONG Pet Feliz. Fundada em 2018, tem realizado um serviço de acolhimento que faz a diferença na vida de muitos de cães e gatos na cidade.
A ONG possui uma casa alugada onde abriga cães resgatados, em sua maioria, de condições extremas, com ferimentos graves, doenças como cinomose ou a do carrapato, anemia, vítimas de atropelamento, enfim, que só conheceram dor e sofrimento graças ao abandono.
Os cães resgatados passam por acompanhamento médico veterinário na Zoopet, clínica que se tornou parceira da ONG, e o pagamento é custeado por meio de doações de pessoas sensíveis à causa, mas, o belíssimo trabalho pode ser interrompido, e depende de cada um de nós evitar que isso ocorra. Os gastos são muitos e, infelizmente, poucos dos que demonstram comoção, ajudam.
“As nossas principais dificuldades são com os gastos na clínica. Toda semana temos animais pra resgatar e levar os que já foram resgatados na clínica, porém, na maioria das vezes, é um pouco difícil porque os procedimentos, tratamentos e medicamentos pra animais é um pouco caro e recebemos pouquíssima ajuda para quitarmos a dívida. Fora a clínica, temos gastos com aluguel, que pagamos 450,00 por mês já com água e energia. Gastamos também toda semana com produtos de limpeza, porque estamos sempre limpando o canil pra que eles estejam sempre em um ambiente limpo. Também gastamos muito com rações, é uma média de um saco de 15kg por semana. Shampoos para banho, brinquedinhos pra eles. Temos gastos também com melhorias para o nosso local, colocando grades para que possamos separar os nossos animais”, conta Milly, presidente da ONG.
A dívida com a Zoopet beira os R$ 2 mil, e há cães em tratamento que não podem continuar até o valor ser quitado. A direção da ONG pede a todos que ajudem doando qualquer quantia, seja pelas contas bancárias da ONG (que você encontrará no Instagram deles abaixo), ou levando diretamente na clínica e informando que é em nome da ONG Pet Feliz. Mas, você também pode ser um voluntário, ajudando nos cuidados com os animais, ou, ainda, doando ração, remédios, produtos de limpeza, panos.
“Atualmente, estamos com uma dívida de R$ 1.640,00 na clínica que precisamos abater com urgência para que possamos ajudar mais animais que precisam ser resgatados e continuar mantendo o tratamento dos que já estão com a gente. Temos vários medicamentos que precisamos comprar, alguns animais doentes, porém não estamos em condições de dar continuidade ao tratamento, pois nosso limite na clínica estourou e estamos sem recursos financeiros pra isso”, detalha.
Dentre os planos futuros da ONG, que tem contribuído para que muitos pets perdidos sejam localizados, graças a divulgação que faz no seu Instagram, está construir uma sede própria, para sair do aluguel, para tanto, pretende comprar um terreno e, assim, até gatos poderiam ser abrigados – hoje, voluntários oferecem lar temporário em casos extremos de felinos que precisam de cuidados.
“Estamos com planos de comprar um terreno próprio pra ONG pra construirmos o nosso próprio canil com mais espaço pra eles, podendo abrigar mais animais, e também um espaço pra podermos resgatar gatos, porque com o espaço que temos hoje não temos divisões pra colocá-los e separá-los dos cachorros. Estamos tendo uma dificuldade muito grande com nosso espaço atual em questão de espaço e a vizinhança que, infelizmente, não aceita que tenhamos muitos animais, impossibilitando que a gente ajude mais vidas. Então, assim que quitarmos essa dívida e comprarmos os medicamentos que eles estão precisando, nosso foco é o terreno e a construção do nosso próprio canil”.
Estes AUmigos contam com o apoio de todos nós, como disse Milly, “sabemos que é algo difícil, mas não impossível. Pra isso precisamos da ajuda do máximo de pessoas para que possamos criar o primeiro canil de Teixeira de Freitas e ajudarmos o máximo de animais que pudermos!”.
Colabore! Doe. Adote um animal adulto. Isso dará espaço para que outros sejam ajudados. Diga adeus ao preconceito, pois estes pets merecem uma chance de ter um lar e uma família a quem dedicar alegres abanadas de rabo durante o resto de suas vidas… e você não imagina a alegria que um sorriso AUmigo pode te dá.
Siga a ONG no Instagram: @ong.petfeliz
Lá você encontrará dados bancários para dar sua contribuição e ficará por dentro do trabalho realizado por eles.