A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Realizada desde 1997, essa iniciativa do governo federal tem como objetivo estimular, em todo o Brasil, a conscientização sobre boas práticas de conduta no tráfego para promover a segurança e evitar acidentes. A Veracel, indústria de celulose do Sul da Bahia, apoia a ação e, como forma de dissipar as mensagens desse movimento, realiza uma campanha com o tema na próxima semana. A boa conduta no trânsito faz parte do compromisso total da empresa com a segurança. “A segurança na Veracel é um valor e faz parte do nosso jeito Veracel de ser e fazer”, afirma Roberto Uilians Lopes dos Santos, coordenador de Saúde de Segurança do Trabalho da companhia. A Semana é uma oportunidade de reforçar os cuidados da empresa com a segurança no trânsito.
Um das medidas adotadas pela Veracel para contribuir com a segurança no trânsito é o monitoramento permanente de seus veículos. Desde 2020, todos os caminhões que transportam eucalipto e celulose da empresa, além dos 120 veículos leves utilizados nas atividades, são monitorados em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana. Em 2022, esse processo foi aprimorado com o sistema de “cercas virtuais”, que alerta os motoristas da empresa sobre limites de velocidade e que foi programado para operar em todo o perímetro de circulação dos caminhões e carros da companhia, em vias da região Sul da Bahia e do Norte de Minas Gerais.
Se o motorista exceder a velocidade permitida, o sistema alerta simultaneamente o próprio condutor e as centrais de monitoramento, que operam 24 horas por dia. A partir daí, é acionado um procedimento de averiguação do ocorrido. Para o coordenador de Saúde de Segurança do Trabalho da Veracel, a medida é uma forte aliada na prevenção de acidentes. “Com este controle, notamos uma diminuição substancial dos registros de excesso de velocidade, e isso traz maior segurança durante o transporte, que é crucial para as nossas operações”, afirma Santos.
Semana Nacional do Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito está instituída no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e seu objetivo é promover, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito participam dessa mobilização.