Mutirão realizou 1.760 mamografias gratuitas em Teixeira 

Mutirão realizou 1.760 mamografias gratuitas em Teixeira. Fotos Ascom

O mutirão de mamografia atendeu 1.760 mulheres em Teixeira de Freitas. Elas receberam suporte para mamografia gratuita na Unidade Móvel. A ação, iniciada em 21 de novembro, chegou ao fim neste sábado, 07 de dezembro, com o saldo positivo. O trabalho foi realizado pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura local, via Secretaria Municipal de Saúde.

Para garantir qualidade no atendimento para todas as mulheres, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas disponibilizou uma equipe para realizar o acolhimento, orientação e suporte necessário, composta por servidores da Atenção Básica do município, coordenados pelo Dr. Waldir Schmidt. O mutirão foi realizado no pátio do CER 4, na Avenida das Nações.

O público-alvo foram mulheres com idade entre 50 a 69 anos (faixa etária de maior risco). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Câncer de Mama é o que mais causa óbito entre as mulheres.

Andrelina dos Anjos foi uma das primeiras a receber atendimento e falou como foi para ela participar desta iniciativa. “Para mim foi muito bom esta oportunidade, estou gostando muito do atendimento”.

“Essa é uma iniciativa a favor da saúde da mulher. O diagnóstico precoce é fundamental para tratamentos com melhores resultados e foi para favorecer essa condição que estivemos dispostos neste trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas. O secretário destacou ainda que o serviço foi estendido para a zona rural do nosso município.

Mulheres fora da faixa etária e que não se enquadraram no público-alvo devem realizar a mamografia pela rede municipal, conforme fluxo já existente. Em caso de dúvidas, procurar os profissionais de saúde das unidades de saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde (Av. das Nações, n° 41 – B – Monte Castelo e tel.: 3011-0999).

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui