A Prefeitura de Lajedão, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou na quinta-feira, 26 de janeiro, mais uma edição do Mutirão do Glaucoma, para os pacientes atendidos pelo município.
Os pacientes em acompanhamento foram avaliados e passaram por consultas médicas. Após a verificação da pressão intraocular, eles receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos.
O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A perda de visão é consequência da destruição das células ganglionares (nervo óptico), uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro.
Os sintomas de glaucoma ocular mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Para perceber melhor, imagine assistindo a um filme no cinema e que não consegue visualizar o ecrã completo, apenas vê a parte do meio, como se estivesse a ver por uma espécie de túnel. No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando.
Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes. Devido a isso, de grande importância a ação realizada no município de Lajedão, aos pacientes com esse problema.