Devido à obrigatoriedade da apresentação do Cartão Nacional de Saúde (CNS), ou Cartão SUS como é conhecido, para atendimentos médicos a população, a Secretaria de Saúde de Eunápolis realizou neste feriado,21 de abril, um mutirão no bairro Pequi.
Com atendimento especial para gestantes, idosos e deficientes físicos, contando com um total de 25 pessoas entre digitadores e equipe de apoio, foram realizados durante todo o dia mais de 2 mil Cartões SUS,superando as expectativas e auxiliando na diminuição do fluxo de pessoas na central de cadastro CADSUS, no prédio do SAM no centro da cidade.
Segundo a secretária de saúde, Edna Alves, o bairro Pequí foi escolhido em virtude da procura maior da confecção do cartão estar sendo pela população daquele bairro. “O pequi foi apenas o primeiro a receber o mutirão, mas a partir de agora teremos mutirões em todos os bairros, agilizando a confecção e facilitando o deslocamento da população”, concluiu Edna.
Cartão SUS
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados, todos devidamente cadastrados. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação que possibilitará a criação de uma rede onde, por exemplo, o histórico médico do paciente seja acessado em qualquer unidade de saúde no território nacional.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Eunápolis