Mutirão de cirurgias de fissura labial é realizado em parceria com o HMTF

Mutirão de cirurgias de fissura labial é realizado em parceria com o HMTF
Mutirão de cirurgias de fissura labial é realizado em parceria com o HMTF. Fotos Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, participa de mutirão de cirurgias de fissura labial realizado nestes dias 23 e 25 de novembro de Teixeira de Freitas. Ao todo, mais de dez crianças já passaram pelo procedimento. O mutirão conta com uma equipe multiprofissional com odontopediatra, buco-maxilo, cirurgião plástico, além de anestesista, enfermeiro e instrumentadores.
O mutirão é realizado pela Fundação Astória Néri que, há duas décadas, realiza este trabalho no município.

Mutirão de cirurgias de fissura labial é realizado em parceria com o HMTFUma das fundadoras Viviane Néri explica como é feita a captação desses pacientes: “No início do projeto quem colaborava com a captação eram as enfermeiras, mas com o tempo e desenvolvimento do trabalho, as próprias prefeituras através das Secretarias de Saúde e Assistência Social fazem a notificação e trazem estes pacientes, e em muitos casos já na própria maternidade como, por exemplo, a UMMI nos acionam. Então este acompanhamento é feito desde a gestação e este trabalho dessa maneira se faz muito importante para que a as famílias conheçam a importância dessa cirurgia desde cedo”.

 

Na equipe de trabalho o cirurgião Buco-Maxilo, Djalma Cordeiro, explicou que esta cirurgia envolve muito a questão da autoestima do paciente. “Esses pacientes já nascem com esta fissura, que muitos deles enfrentam preconceitos na sociedade, e uma cirurgia como essa na maioria dos casos devolve a autoestima para estes pacientes”.

Mutirão de cirurgias de fissura labial é realizado em parceria com o HMTF

Entre os familiares estava Eliana Cruzeiro, mãe do Joabe de 5 anos, que fez a cirurgia no HMTF. “Este trabalho que tem acontecido aqui foi uma das melhores coisas que já aconteceu. Somos muito bem atendidos por toda a equipe, eu já tenho uma filha de 11 anos que também já passou por essa cirurgia, então só tenho como agradecer”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui