Em iniciativa da Comissão de Humanização, as sessões de quimioterapia realizadas na terça-feira (30) foram mais leves e descontraídas para os pacientes em tratamento oncológico do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB).
Com musicoterapia realizada em parceria com o artista voluntário Gilson Leite, a ação buscou proporcionar mais conforto e bem-estar aos pacientes, minimizando possíveis efeitos colaterais e desconfortos que os quimioterápicos podem causar.
Além da musicoterapia, os pacientes e acompanhantes do Serviço de Oncologia também participaram de roda de conversa e receberam orientações sobre questões alimentares durante o dia de tratamento.
De acordo com a coordenadora de Oncologia, Suelen Souza, “as ações de humanização são essenciais para reduzir o desconforto durante a quimioterapia, permitindo que os pacientes tenham suas dúvidas atendidas e esclarecidas. Além disso, essas iniciativas proporcionam a oportunidade de troca de experiências entre os pacientes”, assegurou.
As atividades musicais também podem proporcionar alívio para a ansiedade. Para a acompanhante Juliana Soares, a ação fez a diferença no tratamento da sua mãe, Maria Soares, de 70 anos. “Gostei muito. Esse acolhimento é fundamental; o momento foi muito agradável e ajudou a distrair, desviando seu foco do momento difícil. A música trouxe alegria e conforto “, compartilhou.
A equipe multiprofissional do Serviço de Oncologia do HECB acredita que a humanização pode atuar como um verdadeiro “remédio” para os pacientes. Danielle Souza, enfermeira oncológica da unidade, destacou: “É fundamental lembrar que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos nossos pacientes oncológicos, eles não estão sozinhos. Estamos aqui para apoiá-los em cada etapa e desafio, e para enfrentar essa fase com leveza e empatia”, concluiu.