Música, educação e oportunidades para crianças, adolescentes e jovens da região

Música, educação e oportunidades para crianças, adolescentes e jovens da região
Música, educação e oportunidades para crianças, adolescentes e jovens da região. Fotos Ascom

Com a proximidade do VI Encontro de Cordas do ICED, Teixeira de Freitas torna-se mais artística, cultural e sobretudo musical.  Entre os dias 16 e 20 de julho, Teixeira de Freitas recebe a primeira das 3 edições do Módulo Pedagógico previstas para 2017. A ação é um intercâmbio pedagógico entre o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia e o ICED – Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento.

Em Teixeira de Freitas, o Módulo Pedagógico acontece na véspera do II Seminário Pedagógico da Rede 2018 e o V Encontro de Gestores de Projetos Musicais da Bahia que somam-se, durante a semana de 23 a 28 de junho, a outros dois eventos tradicionais na cidade: o VI Encontro de Cordas do ICED e o III Colóquio Nacional de Educação Musical, promovidos pelo ICED, que é parceiro do NEOJIBA e coordena a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia na região.

Os músicos que compõe a equipe do NEOJIBA e estarão presentes na cidade, participarão da programação artística prevista no Encontro de Cordas do ICED, tocando ou regendo os grupos musicais locais. O maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do programa NEOJIBA, será um dos palestrantes do Colóquio.

A ação beneficiará os alunos do projeto Orquestrando Futuros e de outros membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, no território do Extremo-sul, realizando um total de 30h de atividades de ensino e prática musical coletivos para instrumentos de cordas, ministradas por um profissional do NEOJIBA.

Em todo o estado, durante este ano, o NEOJIBA realizará 20 módulos pedagógicos, além de 3 seminários pedagógicos e 1 Encontro de Gestores de Projetos Musicais. Todas essas ações contam com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cielo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Encontro de Cordas

A entrada para as apresentações do Encontro, de 23 a 28, são sempre gratuitas e neste ano, as apresentações irão acontecer em dois endereços. De segunda a quarta, na sede do projeto Escolas Culturais (no Cetepes) e de quinta a sábado, no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia

Um dos grandes objetivos do evento é proporcionar uma vitrine para os jovens talentos, que encontram ali uma oportunidade da experiência do palco e o contato com a plateia. Você está convidado, participe!

Por: Michele Ribeiro/ICED

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui