Mulher em destaque: Dia internacional é marcado por ações de saúde

Mulher em destaque: Dia internacional é marcado por ações de saúde
Mulher em destaque: Dia internacional é marcado por ações de saúde. Fotos Ascom

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro elaborou um cronograma especial com atividades voltadas ao público feminino, durante todo esse mês. A programação iniciou-se na unidade de saúde do Arraial Santiago, com acolhimento e boas vindas ao expressivo número de pacientes que compareceram ao evento, e regularmente recebem assistência e atenção à saúde nas mais distintas especialidades.

De acordo com a Prefeita Cláudia Oliveira, o mês de março é histórico em intensificar  o Programa Saúde da mulher nas unidades de saúde do município. “O compromisso com a saúde precisa ser diário. Em sua maioria, as mulheres já se cuidam bastante. Elas são as que mais procuram os serviços das unidades de saúde. Portanto, é imprescindível intensificar os serviços para que elas busquem cada vez mais o apoio e as orientações dos profissionais da saúde”, declara.

Enfrentamento à violência feminina

O encontro, prestigiado pela superintendente da atenção básica, Josiany Garcia, contou também com a presença da diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, sendo pontuado pelo empoderamento feminino, com importantes temáticas, dentre elas, o enfrentamento e combate a todos os tipos de violência que atingem milhões de mulheres no Brasil.

Cronograma

O roteiro de atividades, produzido em parceria com a equipe multiprofissional que atua na unidade do Santiago, destacou-se pela exibição de vídeos educativos, dando ênfase à violência subnotificada contra a mulher, traçando o perfil epidemiológico que envolve os relacionamentos abusivos, casos emergenciais que devem ser denunciados.

Durante a manhã,  as mulheres tiveram acesso a consultas médicas, com clínico geral, psicólogo, odontólogo, receberam atendimento ginecológico, como também obtiveram informações mais precisas sobre a inserção do DIU, disponibilizado pelo SUS, contraceptivo que visa realizar o planejamento reprodutivo.

As futuras mamães contaram com serviços de pré-natal, incluindo atualização do calendário vacinal, além de receber orientações educativas de câncer de mama e colo do útero. A equipe de educação popular em saúde, formada por agentes de endemias, expuseram explicações referentes ao incansável trabalho realizado pela secretaria de saúde no combate ao aedes aegypti. Mobilização essa que precisa do envolvimento da sociedade. As mulheres também participaram da “manhã bela”, com a realização de sessão de maquiagem, uma parceria com a empresa Mary Kay. Foram realizados sorteios de brindes e oferecido um delicioso café da manhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui