“Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum! Se reconstruo o que destruí, provo que sou transgressor.” (Gálatas 2.17-18)
“Ninguém é justificado pela lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo”. Esta afirmação é central no ensino de Paulo. É um princípio fundamental da fé cristã, que nos chama a um relacionamento de amor com Deus e com o próximo, e não a uma vida focada no auto aperfeiçoamento. Não nos melhoramos para andar com Deus, andamos com Deus para ser melhorados. Por isso a vida cristã é baseada na fé e não na lei. A justiça que a lei produziria, se pudéssemos corresponder às suas exigências, seria menor que a justiça necessária ao Reino de Deus, assim como a vida que ela proporciona é menor. Porém, isso não significa viver de forma desregrada.
Ao incluir uma pessoa como Paulo no apostolado e ao fazer dele o mais importante escritor do Novo Testamento, Deus está deixando muito claro que nosso espirito encontra vida no amor e da entrega voluntária a Ele, não em ritos e normas religiosas. Deus escolheu um judeu e fariseu radical para ser o embaixador de Sua graça para que possamos entender o lugar da lei e não cairmos no legalismo que nos leva a viver de aparências. A vida com Deus é uma dádiva e um mistério. Uma vez incluídos em Seu Reino pela Graça, somos chamados a viver de maneira a honrar a Deus.
Deus nos quer agindo direito, e não acomodados ao pecado. O pecado nos cerca por todos os lados e desejos pecaminosos brotam de dentro de nós. Somos livres dele por meio da experiência com a presença de Deus e Seu amor. Fortalecidos por Deus podemos exercer nossa vontade dizendo “não” a nós mesmos. Essa negação voluntária é a expressão de nossa vitória. Vitória que não é nossa porque resulte de nossa capacidade, mas nos é dada em Cristo. Dizemos “não” a nós porque cremos que, o que o pecado falsamente oferece, já recebemos verdadeira e abundantemente em Cristo. Isto é viver como filhos da Graça, algo muito melhor do que viver apegados à lei.