Desde o anúncio da realização do Encontro de Cordas 8.0 os dias passaram a ser contados, por muita gente, de forma regressiva, aguardando o momento em que crianças, adolescentes e jovens farão suas apresentações. O Encontro começa na segunda-feira, 27 de setembro. Segue até o sábado, com apresentação extra no domingo, dia 3. Mas afinal, o que existe na construção deste evento que o torna tão especial?
Vidas, sonhos, esperança
O Encontro de Cordas está na sua 8ª edição. Em 2020, por conta da Pandemia, foi cancelado. Isso significa que são 9 anos de evento. Porém, a construção deste sonho é de muito antes. Nasceu, como ideia, antes mesmo de chegar em Teixeira de Freitas-BA, onde começou a brotar no bairro Ulisses Guimarães, quando, por meio de um projeto social, o Maestro Orley Silva passou a ensinar música para as crianças do bairro.
A cada criança que aprendia a manusear um instrumento, nascia uma família com muito mais esperança no futuro. Uma expectativa real, que se concretizou em Teixeira de Freitas e região e tomou contornos sólidos com os músicos que passaram a se destacar e viajar para apresentações em Orquestras no Brasil e até mesmo no exterior. Crianças, em sua maioria, de origem humilde, que ganharam ofício, reconhecimento…
Um grande Encontro
Entre os músicos que foram tocar fora e já voltaram, os que ainda não voltaram e aqueles que ainda se preparam, existe um momento no ano em que se reencontram em Teixeira de Freitas-BA: é no Encontro de Cordas. Este espaço que, mais do que promover aulas para os músicos (as chamadas Master Classes) ou mesmo fazer as aguardadas apresentações para o público, simboliza uma celebração para quem está no palco ou na plateia. É a confirmação de que tudo deu (dá) certo quando é feito com seriedade.
Do Início ao Futuro
Neste ano, o tema do Encontro de Cordas é “Do início ao Futuro”. A proposta é trazer uma memória de cada edição. Além disso, entre os músicos, estarão aqueles há 9 anos representavam o futuro e hoje se consolidam entre os profissionais e também, os pequeninos, que dão os primeiros passos na música à luz do exemplo dos mais velhos.
O Colóquio
No transcorrer de sua trajetória, uma das principais adesões ao Encontro de Cordas foi o Colóquio Nacional de Educação Musical, que chega em sua 5ª edição. O tema é o mais atual possível: “Educação Musical em Ambiente Virtual- Os desafios do novo normal”. O evento é uma realização do ICED em parceria com a UNEB Campus X.
Teixeira de Freitas, graças a estes esforços, faz parte do cenário musical do Brasil e integra o calendário cultural do estado da Bahia. O Encontro tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Por: Michele Ribeiro