Mudanças

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.” (Lucas 5.1-3) 

A história da religião é marcada pelos esforços humanos em direção à divindade. Um religioso é alguém que se dedica a atrair a atenção e conquistar a boa vontade de Deus (no caso de religiões cristãs) para obter favores, receber bênçãos. Na perspectiva religiosa as regras são postas e também os prêmios e as punições, dependendo de como nos saímos ao lidar com as regras. Mas o Evangelho fala de outra história. Nele Deus é o protagonista e não o ser humano. O que produz fatos entre Deus e o ser humano não é o mérito e nem o demérito humano, mas a graça motivada pelo amor divino. Essa é uma das verdades cristãs que este texto ilustra.

Lucas faz uma descrição que passa a ideia de completa casualidade. “Certo dia…” parece indicar um dia qualquer. Mas Jesus é sempre intencional. O Deus que “na plenitude dos tempos enviou Seu Filho” (Gl 4.4) não o enviou para contar com a casualidade. Na agenda de Jesus era “o dia certo” e Jesus foi para o lago onde Pedro e seus amigos estavam pescando. Lucas relata uma razão aparente para Jesus entrar no barco – a multidão que o apertava. Mas acredito numa razão pessoal para que o fizesse – Jesus queria mudar a história de Pedro e de seus amigos. Eles estavam lavando as redes. Eles dependiam delas para viver. Eles viviam da pesca e as redes compunham o centro de suas vidas, juntamente com o lago, o barco e os peixes que pescavam. Mas Jesus iria mudar tudo! 

Jesus está sempre vindo em nossa direção intencionalmente. Qualquer casualidade é mera aparência. Ele “entra em nosso barco” e isso é intencional. Podemos aceita-lo no barco por causa de um problema, mas Ele vem a nós por algo mais. Ele vai fazer mudanças. Como Pedro que se definia pelo lago, as redes, o barco e os peixes, costumamos nos definir pelos referenciais errados e orientamos errado nossas vidas. Jesus quer nos ensinar um outro jeito de viver. Quer nos mostrar quem Ele é e nos fazer perceber quem nós somos. Ele nos ama e sabe como lidar conosco. Ele veio para nos fazer novas pessoas (2Co 5.17). Você quer? Ofereça-lhe o seu barco!

 

_ucs _

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui