O município de Mucuri se prepara para alunos da rede municipal de ensino participarem da maior competição científica do país destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2023. As inscrições ocorreram entre 1º de fevereiro e 17 de março e foram feitas exclusivamente pelas escolas. As provas da 1ª fase da OBMEP serão realizadas em 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 7 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Conforme o secretário Municipal de Mucuri, professor Dalmo Costa, é importante destacar que ultrapassado o processo seletivo municipal, por meio da Plataforma EducaNet deverão ser alcançados com atividades pedagógicas virtuais preparatórias cerca de 140 alunos do ensino fundamental – anos finais: Nível I – 6º e 7º anos; e, Nível II – 8º e 9º anos (OBMEP Nacional) e cerca de 60 a 80 alunos do ensino fundamental – anos iniciais: Nível I – 2º e 3º anos; e Nível II – 4º e 5º anos (OBMEP Mirim). Ressalvando, portanto, que no mês de março de 2023, os serviços prestados se ocuparam objetivamente com as adequações necessárias conforme planejado.
O município de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desde o ano de 2021 tem voltado as atenções visando estimular a participação de alunos e professores do componente curricular de matemática para participarem das Olimpíadas Brasileiras de Matemática – OBMEP. Nos últimos meses de fevereiro, março e abril, ocorreram a conclusão dos processos de matrícula e etapas de seleção dos alunos para participarem das Olimpíadas de Matemática – Nacional e Mirim, contudo, a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Mucuri e técnicos da Plataforma EducaNet passaram a realizar reuniões e ações técnicas práticas de teste, visando implementar os ajustes e adequações necessários das ferramentas e ambientes da Plataforma EducaNet para que se possa alcançar a ampliação pretendida.
De acordo com o coordenador municipal da OBMEP em Mucuri, Antônio Batista, o “Professor Azeitona”, as escolas que participaram da competição em 2022, conta que o sucesso das competições levou a implementação de projetos olímpicos em diversas escolas. As competições são uma oportunidade para intensificar a cultura olímpica e fomentar outras ações de incentivo à matemática. “Estamos trabalhando na formação de turmas olímpicas voltadas para esse universo, inclusive, neste ano, temos uma turma piloto para fortalecer essa cultura. A olimpíada tem esse cunho pedagógico e uma metodologia salutar para se descobrir talentos e, a importância da plataforma do modo online para se buscar os resultados almejados tem sido uma ferramenta disponível cada vez mais presente e, entendemos que o sistema EducaNet oferecido pelo município é um mecanismo de apoio dos professores e alunos das entidades municipais, pois cria estrutura de planejamento e controle para a administração da educação pública, se pensando em proporcionar o crescimento dos níveis de qualidade educacionais atualmente vivenciados na busca pela a excelência em educação. A EducaNet é uma ferramenta de primeiro mundo, estou muito satisfeito em trabalhar com ela”, destacou o professor Azeitona.
Segundo o secretário de educação Dalmo Costa, se objetivando buscar o aperfeiçoamento dos processos pedagógicos de aprendizagem e de preparação dos alunos nesse contexto, que se compara os preparativos do ano passado, com os deste ano de 2023. “Neste ano estabelecemos como meta a ampliação do uso da Plataforma EducaNet de modo a permitir que aulas, avaliações simuladas e outras atividades pedagógicas fossem implementadas por meio dessa plataforma para alunos do ensino fundamental – anos iniciais para competirem a nível nacional da OBMEP Mirim, além de continuarmos disponibilizando atividades pedagógicas virtuais, por meio da Plataforma EducaNet, dos alunos participantes da OBMEP Nacional, voltada para a etapa do ensino fundamental – anos finais. Nosso município tem investido muito para identificar talentos na rede de ensino nesta área”, salientou o secretário municipal de educação, professor Dalmo Costa.