Mucuri realiza novas cirurgias de vesícula por videolaparoscopia em Itabatã

Mucuri realiza novas cirurgias de vesícula por videolaparoscopia em Itabatã
Mucuri realiza novas cirurgias de vesícula por videolaparoscopia em Itabatã. Foto: Ascom

Na manhã deste sábado (18/09), a Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ao HSJ – Hospital São José, em Itabatã, mais um grupo de pessoas -, desta vez com oito pacientes -, que deram entrada no centro cirúrgico para procedimento de intervenção cirúrgica para retirada de cálculos biliares na vesícula.

Esta ação faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Hospital São José e conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar com um corpo clínico composto por três profissionais altamente qualificados, que está incluído na lista dos três profissionais mais recomendados nesta área, na nossa região: O médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia, o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral de cabeça e pescoço, e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologia.

Vantagens da Videolaparoscopia 

A recuperação mais rápida do paciente é uma das principais vantagens da cirurgia por videolaparoscopia em relação à cirurgia tradicional. Enquanto a cirurgia tradicional exige uma grande área de corte, o que aumenta muito a chance de algumas complicações, a cirurgia laparoscópica oferece aos pacientes um risco muito menor de infecção e dor, além da rápida recuperação pós-operatória.

Paciente Feliz

Uma das pacientes, a Srª Neuza dos Santos Muniz, de 58 anos de idade, moradora de Mucuri-Sede, relatou que estava muito feliz por poder fazer aqui mesmo, no município a cirurgia por videolaparoscopia. Segundo dona Neuza – que estava há meses sofrendo com as dores -, seus filhos já estavam providenciando levá-la para São Paulo, para realizar esta cirurgia. “Graças a Deus que não temos mais que sair da nossa cidade para fazer este tratamento que é minimamente invasivo, mais seguro e recuperação pós-operatória mais rápida”, disse, visivelmente feliz, dona Neuza.

Equipe Qualificada

De acordo com o secretário Municipal de Saúde Fernando Jardim, o município de Mucuri oferece 10 cirurgias mensais para retirada de cálculo na vesícula. Essa mesma equipe médica faz atendimento ambulatorial no Centro de Especialidades em Itabatã. “As cirurgias são realizadas por uma equipe altamente gabaritada e todo o processo de rotina para a cirurgia começa na atenção básica, através do atendimento feito na Unidades Básica de Saúde, que através dos procedimentos de praxe, pode encaminhar o paciente para atendimento especializado. Este tipo de cirurgia custa na iniciativa privada um valor que varia de R$ 4 mil a R$ 40 m il, mas atualmente o município de Mucuri tem oferecido este procedimento sem nenhum custo aos seus munícipes”, enfatiza Fernando Jardim.

Empenho do Prefeito

“Agradecemos o empenho e a dedicação incondicional do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que não tem medido esforços para que o município de Mucuri ofereça ao nosso povo o melhor atendimento em saúde da região. A orientação do nosso prefeito é: ‘temos que oferecer o melhor atendimento ao povo, se não tivermos a especialidade aqui, vamos buscar onde estiver. O povo é prioridade no nosso governo’. O trabalho está sendo feito, temos conquistas, mas sabemos que a missão é grande e há muito por fazer. Com planejamento e com uma equipe comprometida como os nossos servidores da saúde, a nossa saúde pública está avançando no município d e Mucuri e, com certeza, avançaremos cada vez mais”, concluiu o secretário Fernando Jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui