Mucuri realiza etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Mucuri realiza etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. Fotos Ascom

Balanço das ações realizadas e as novas perspectivas estiveram no centro dos debates

Encarando o desafio de apresentar o balanço do que foi feito, de discutir e apontar os rumos do trabalho que virá, sempre apostando na melhoria da qualidade de vida do cidadão, Mucuri realizou, dia 26 deste mês, a sua 5ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento cumpriu a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal “Democracia e Saúde”, além de três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade, destinado a avaliar a situação de saúde do Município, apresentar balanço de realizações, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em Mucuri-sede, Itabatã e demais distritos e povoados.

Desta vez, os servidores do NASF colocaram tendas na entrada recebendo os convidados, aferiram a pressão arterial dos usuários, trabalhadores do SUS e da comunidade, para marcar o dia de “Combate a Hipertensão Arterial “.

Foi feito credenciamento dos usuários, trabalhadores e representantes da gestão, assim como de lideranças comunitárias ali presentes, com um café da manhã oferecido a todos. Presença do grupo de bateria das crianças do Projeto Golfinho, para homenagear os convidados.

O prefeito Carlos Simões fez a abertura e destacou a importância da Conferência, na perspectiva da constante busca de melhoria no atendimento médico. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Correia Alves, presidiu os trabalhos.

Foi apresentado um filme sobre o SUS, logo após palestra da representante da Secretaria de Estado da Saúde, Denise Diniz, sobre o tema da conferência. No final da manhã, foi oferecido um almoço aos presentes, na área externa da Câmara. Em seguida, todos se reuniram novamente para a discussão dos temas e formalização das propostas a serem encaminhadas ao governo estadual.

A secretária de Saúde, Fidelcina Cesar, enfatizou que a 5ª Conferência destacou-se pelo grande envolvimento e compromisso do Conselho Municipal de Saúde, de toda equipe da Secretaria, das secretarias de apoio (Ação Social, Administração, Educação, Obras, Transportes e outras) e da comissão de apoio, que se empenhou em dar o melhor para acolher a todos, se preocupando com detalhes.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui