Em torno do tema “Planejar é preciso – consolidação dos planos de cultura”, Mucuri realizou nos dias 16 e 17, sexta e sábado, a 2ª Conferência Municipal de Cultura. A organização do evento coube à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com o Governo da Bahia.
Na sexta, os trabalhos se desenrolaram na Câmara, no final da tarde, com credenciamento, abertura e apresentação cultural, seguida de coquetel com comidas típicas da região. Representando o prefeito Paulinho, o secretário de Obras, Benício Firmo, falou da importância de resgatar as tradições culturais, que expressam a identidade do povo mucuriense, e repassá-las às crianças e adolescentes, para que as gerações futuras não percam suas raízes. Destacou a necessidade de realização da Conferência, como instrumento destinado a planejar as ações que serão postas em prática. Agradeceu o empenho do prefeito e dos secretários e deu boas-vindas a todos.
A representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Raquel Galvão, falou sobre a Cultura inserida no desenvolvimento sustentável e aspectos ligados à gestão e institucionalidade.
No sábado, as atividades aconteceram na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, começando logo pela manhã com várias atrações, como apresentação cultural – quadrilha; exibição de vídeo com metodologia da IV CEC; debate sobre as necessidades culturais do Município; leitura das propostas elaboradas anteriormente; priorização das propostas que serão transformadas em projetos; e escolha dos membros do Grupo de Articulação Municipal, além da definição dos delegados à conferência estadual.
Presença do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jair Gustavo; coordenador do Meio Ambiente, Leilio Maximon; coordenadora do Cras, Leonice Bittencourt; e representantes de vários segmentos da sociedade.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri, com colaboração de Cristiane Ferreira Oliveira