Mucuri: Projeto ‘Linha Rosa’ é lançado durante 1º Fórum municipal de combate à violência contra a mulher

Mucuri: Projeto ‘Linha Rosa’ é lançado durante 1º Fórum municipal de combate à violência contra a mulher. Fotos: Ascom

Com o apoio da Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social realizou na manhã de quinta-feira, 29 de agosto, o 1º Fórum municipal de combate à violência contra a mulher, em Itabatã, Mucuri.

Centrado no tema “Violência contra a mulher não é natural. É crime”, o evento durou toda a manhã, na Primeira Igreja Batista (Casa do Futuro), e contou com diversas atividades.

No primeiro momento, foi realizada a composição da mesa, que contou com as presenças do prefeito municipal; Cleudi Simões, secretária de Assistência Social; vereador Saulo Souza Santos, que representou a Câmara Municipal; dra. Viviane Scofield,  delegada de Polícia Civil lotada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Teixeira de Freitas e diversas autoridades, como a major Denice Santiago, da Polícia Militar do Estado da Bahia, pioneira na Ronda Maria da Penha.

O Fórum, pioneiro na cidade, contou quase 300 participantes, teve o apoio da equipe técnica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, também, da 89º Comando de Operações Policiais Militares de Mucuri, que oportunizaram o debate sobre a violência contra a mulher nas suas mais variadas formas, para ampliar a compreensão deste fenômeno e dar subsídios aos sujeitos sociais para identificação, orientação e encaminhamento de possíveis casos em Mucuri.

A ideia do fórum foi proporcionar um espaço local de aproximação, mobilização, discussão, prevenção e combate à violência contra a mulher. Para tanto, dentre as atividades realizadas, teve palestra com a major Denice Santiago Santos do Rosário, da Polícia Militar da Bahia, lotada no Comando de Policiamento Especializado de Salvador — Ronda Maria da Penha.

A major agradeceu “à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Assistência Social, em especial à Secretária Cleudi Simões, pelo convite, por confiar na PMBA e no trabalho que desenvolvemos através da Ronda Maria da Penha, para estar aqui, neste primeiro, que não será o último, Fórum de Combate à violência contra a mulher” e concluiu: “O que estamos vendo hoje com este fórum é a Prefeitura Municipal de Mucuri tentando tratar e curar a sociedade deste município deste mal que afeta e é tão perverso para todos e todas nós”.

A delegada de Polícia Civil dra. Viviane Scofield  também palestrou. Ela trouxe uma fala profunda e significativa a respeito da violência contra a mulher no Extremo Sul.

Outro momento importante do evento foi a apresentação do projeto ‘Linha Rosa’ – um canal de comunicação direta para atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, idealizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar.

A secretária de Assistência Social, Cleudi Simões, comemorou o sucesso do Fórum: “Realizada, graças a Deus, o fórum foi um sucesso, quase 300 pessoas mobilizadas, as palestras foram maravilhosas. A semente foi lançada, pretendemos colher bons frutos”.

 

Projeto Linha Rosa

O projeto Linha Rosa visa colocar os policiais militares da 89° CIPM em contato exclusivo e direto com as mulheres com medidas protetivas deferidas para acionar a PMBA.

Participou como consultora desta ferramenta a Ronda Maria da Penha de Salvador, e será coordenado pela ST PM Carlinda, quem o apresentou com grande aceitação da sociedade. O objetivo é fornecer atendimento humanizado às mulheres em situação de violência que deram entrada no Estado.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui