Mucuri: Programa Voluntariar Suzano incentiva estudantes a permanecerem na escola

Mucuri: Programa Voluntariar Suzano incentiva estudantes a permanecerem na escolaCerca de 100 alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais Luiz Eduardo Magalhães (Mucuri) e Frei Ronaldo (Itabatã) participaram, na última semana, do Projeto Suzano na Escola, no qual colaboradores voluntários da Suzano Papel e Celulose apresentaram aos estudantes o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”. Trata-se de uma parceria com a Junior Achievement, uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Essa ação faz parte do programa VOLUNTARIAR e, nela, alunos das escolas públicas da região onde a Suzano atua aprendem lições de empreendedorismo e discutem a importância da educação e da escola para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Todo o conhecimento é compartilhado pelos voluntários da empresa, que atuam diretamente em sala de aula e dividem experiências e informações sobre carreiras e o mundo dos negócios.

De acordo com a Coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores, há vários anos a empresa desenvolve parcerias com instituições sociais, que têm como plataforma principal o voluntariado. “Nosso principal compromisso é reforçar a atitude de criar uma cultura de voluntariado que inspire o empreendedorismo social, engajando colaboradores, familiares e a comunidade a compartilharem parte de seu tempo e talento em ações voluntárias transformadoras, assumindo um compromisso de mudança na sociedade. É uma união de esforços que busca gerar oportunidades de um trabalho colaborativo para construção de um mundo melhor”, explicou.

A assistente de Gestão de Programas para o Ensino Fundamental Junior Achievement, Isa Sartório, explica que o objetivo do programa, além de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola, é estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e colaborar com a redução da evasão escolar. “Há uma evasão muito grande dos jovens que deveriam ingressar no ensino médio. Com esse programa, mostramos as vantagens de continuar estudando”, disse.

Por meio da parceria da Suzano com a Júnior, desde 2009, 283 voluntários atuaram diretamente em sala de aula ou receberam os jovens no seu ambiente de trabalho, compartilhando suas experiências e conhecimentos com alunos de escolas públicas de São Paulo e da Bahia. Os voluntários do Programa Voluntariar atuam em projetos como “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Introdução ao Mundo dos Negócios” e “Vamos Falar de Ética” e “Empresário-Sombra Por Um Dia”. Ao todo, 2.513 alunos já foram beneficiados.

 


 

Fonte: Ascom da Suzano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui