Dados de 2018 apontam que, no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) no ano passado e é alarmante.
Para alertar a comunidade sobre o problema e oferecer acompanhamento aos interessados, a Gestão de Mucuri, por meio da Secretaria de Saúde, executou durante seis meses o Programa Municipal de controle do Tabagismo.
Em Mucuri, por meio do programa, quem desejava deixar o tabagismo no passado, pôde contar com acompanhamento adequado – psicóloga (que ofereceu semanalmente também aplicação de auriculoterapia, uma técnica chinesa que combate a ansiedade), medicamentos gratuitos, como os adesivos de nicotina, dicas de alimentação e muito mais.
As ações foram realizadas nos bairros Aroeira, Etore Gazzinelli, Centro e envolveram diversos profissionais, dentre eles, médica, psicóloga, nutricionista e enfermeira.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 e sua equipe ficou disponível para os atendimentos às 15 pessoas que se propuseram a deixar o vício e aderiram ao tratamento. Delas, 11 pararam de fumar, resultado muito comemorado por todos.
Pensar ações como esta evidencia o compromisso da Gestão Municipal com a saúde e bem-estar dos cidadãos.